EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÍNDIOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20834 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3674 "inscrito_id" => 10829 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÍNDIOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => """ A temática sobre a Educação Escolar Indígena, desde o final do século XX, vem sendo discutida no campo da educação brasileira. Dentre as questões relativas a esta modalidade de ensino, os estudos sobre formação de professores indígenas e suas práticas pedagógicas estão acontecendo na busca de contribuir para a melhoria do fazer pedagógico desses professores. O presente artigo procura apresentar, com base em pesquisa de dissertação em andamento, sobre a prática pedagógica de professores indígenas, a partir de um olhar reflexivo sobre como estes docentes desenvolvem, em seu fazer pedagógico, práticas pedagógicas que oportunizem a interculturalidade na escola. Nossa proposta de pesquisa se situa no campo da Educação, com ênfase nos estudos sobre formação de professores e prática docente, em interface com os estudos sobre interculturalidade. A abordagem metodológica do trabalho está focalizada numa pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo como sujeitos de pesquisa professores do Ensino Fundamental I, de uma escola indígena da etnia Tapeba, no município de Caucaia-CE. Com base nas narrativas desses professores e na análise do material didático-pedagógico por eles utilizado, compreendemos que é necessário um processo de formação continuada para professores indígenas que trate sobre o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino das práticas pedagógicas, compreendendo estas práticas como caminho para se pensar ações pedagógicas que oportunizem o diálogo entre os saberes indígenas e os saberes escolarizados, na perspectiva da interculturalidade. \r\n Palavras-chave. Práticas pedagógicas. Professores indígenas. Educação escolar Indígena e Interculturalidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSORES INDÍGENAS, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID10829_19082016235138.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERTHA CRISTINA CARNEIRO PESSOA" "autor_nome_curto" => "HERTHA" "autor_email" => "herthacris@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20834 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3674 "inscrito_id" => 10829 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÍNDIOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => """ A temática sobre a Educação Escolar Indígena, desde o final do século XX, vem sendo discutida no campo da educação brasileira. Dentre as questões relativas a esta modalidade de ensino, os estudos sobre formação de professores indígenas e suas práticas pedagógicas estão acontecendo na busca de contribuir para a melhoria do fazer pedagógico desses professores. O presente artigo procura apresentar, com base em pesquisa de dissertação em andamento, sobre a prática pedagógica de professores indígenas, a partir de um olhar reflexivo sobre como estes docentes desenvolvem, em seu fazer pedagógico, práticas pedagógicas que oportunizem a interculturalidade na escola. Nossa proposta de pesquisa se situa no campo da Educação, com ênfase nos estudos sobre formação de professores e prática docente, em interface com os estudos sobre interculturalidade. A abordagem metodológica do trabalho está focalizada numa pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo como sujeitos de pesquisa professores do Ensino Fundamental I, de uma escola indígena da etnia Tapeba, no município de Caucaia-CE. Com base nas narrativas desses professores e na análise do material didático-pedagógico por eles utilizado, compreendemos que é necessário um processo de formação continuada para professores indígenas que trate sobre o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino das práticas pedagógicas, compreendendo estas práticas como caminho para se pensar ações pedagógicas que oportunizem o diálogo entre os saberes indígenas e os saberes escolarizados, na perspectiva da interculturalidade. \r\n Palavras-chave. Práticas pedagógicas. Professores indígenas. Educação escolar Indígena e Interculturalidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSORES INDÍGENAS, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID10829_19082016235138.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERTHA CRISTINA CARNEIRO PESSOA" "autor_nome_curto" => "HERTHA" "autor_email" => "herthacris@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }