A escola é o lugar no qual a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo de ensino-aprendizagem e em relação ao ensino de Ciências e Biologia, a aprendizagem de conceitos não pode ser o único caminho para obtenção de conhecimento. No caso do ensino do Botânica é necessário que se ultrapasse a simples utilização de informação presentes nos livros didáticos e em fontes virtuais, fazendo uso de aulas práticas na sala de aula, em laboratório e, especialmente, em campo, de modo que contribua com a relação homem-natureza. Esse trabalho teve o objetivo de investigar a concepção sobre plantas com base nos conhecimentos prévios de estudantes do Fundamental II. Para analisar o conhecimento que os alunos tinham sobre as plantas e se estas são seres vivos, foi realizado um questionário de caráter quali-quantitativo, ou seja, com abordagens objetiva e subjetiva. Ao analisar as respostas, observou-se que a maioria dos alunos respondeu as perguntas de maneira reducionista e curta, muitas vezes associando o conceito de ser vivo ao ciclo de vida das plantas, evidenciando erros conceituais e, principalmente, inconsistência em suas concepções quanto a definição de vida.