O Laboratório Didático de Física é algo que, historicamente, está presente de alguma forma nas discussões sobre o ensino de Física. Dando continuidade a estas discussões, realiza-se uma análise do laboratório didático de Física no Ensino Médio no Município de Araruna escola pública, utilizando da transposição didática, do intuito investigativo de como está à prática docente nas aulas, considerando o uso do laboratório didático de Física. O método experimental se transformou em objeto do saber e do ensinar, introduzido através do laboratório didático, em função no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como objetivo apresentar a importância de aulas laboratoriais no ensino de física do Ensino Médio no município de Araruna PB. A interpretação e análise dos dados mostraram que o ensino de Física apesar das propostas da reforma curricular e da consciência dos alunos e dos professores em relação à importância do laboratório para o aluno, a disciplina de Física continua sendo administrada pela forma mais tradicional, na falta de aulas práticas nos laboratórios, e constata-se a pouca vontade de mudar essa realidade, é o que se ver dentro do Município de ARARUNA-PB.