O presente artigo aborda a gestão democrática nas escolas públicas da cidade de Lagoa do Ouro (PE). A gestão democrática no ensino público brasileiro foi assegurada na Constituição Federal de 1988, contudo a sua implementação em plenitude é um desafio para as instituições educativas devido a nossa jovem democracia. A gestão democrática assegura a participação e a decisão coletiva na tomada de decisão e nos encaminhamentos. A pesquisa, que origina este artigo, teve como objetivo investigar as práticas de gestão democrática nas escolas públicas do município de Lagoa do Ouro (PE). A questão que orientou este trabalho foi: como é efetivada a gestão democrática na escola municipal e estadual da cidade de Lagoa do Ouro? A investigação, de abordagem qualitativa, foi caraterizada como uma pesquisa de campo, na qual fizemos uso da observação e de entrevistas estruturadas, realizadas com diretoras de uma escola municipal e outra estadual, como instrumento de coleta de dados. Como resultados e conclusões, pudemos apreender em que medida a gestão democrática tem se materializado nas escolas da cidade pesquisada, percebemos que diversas das instâncias colegiadas (conselho escolar etc) não são presentes nas instituições e possibilitou realizar aproximações entre as reflexões dos teóricos estudados e a prática concreta da escola pública.