Ao observar o ensino de diversas línguas orais como segunda língua, encontra-se uma variedade de materiais e dicionários com apoio disponíveis, tanto para o professor como para o estudante. Quando se trata do ensino da LIBRAS a situação se torna um pouco mais complexa, devido à escassez de referências bibliográficas ou pela limitação dos materiais disponíveis atualmente. Esta pesquisa visa analisar tal situação e discutir a função e eficácia desses materiais no processo de ensino aprendizagem, afim de elencar e escolher possíveis materiais a serem adotados na disciplina de LIBRAS na modalidade optativa para os cursos de graduação do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí. O foco do trabalho em questão são dicionários disponíveis em sites e de circulação editorial. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário aos estudantes que já cursaram a disciplina. A análise dos dados dessa pesquisa evidenciou limitações existentes nos materiais, a insatisfação demonstrada pelos estudantes entrevistados e a escassez de dicionários variados. Todavia, com as análises obtidas, vê-se a viabilidade se produzir um material destinado a essa disciplina com requisitos que atendam a esse demanda visando melhor aproveitamentos desse materiais pelos discentes que cursam essa disciplina contemplando a cada curso de graduação.