A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INTERMEDIADA POR JOGOS MATEMÁTICOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19653 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2252 "inscrito_id" => 3444 "titulo" => "A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INTERMEDIADA POR JOGOS MATEMÁTICOS" "resumo" => """ Costumeiramente ouve-se falar das inúmeras dificuldades em relação ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Dificuldades essas que acabam comprometendo o desenvolvimento da disciplina ao longo da vida escolar dos alunos, uma vez que acaba afastando dos discentes o gosto pela Matemática.\r\n \tEsta realidade acontece tanto no universo discente quanto docente, é comum ouvir-se de professores inúmeras queixas em relação ao ensinar da disciplina e os alunos, em sua grande maioria, afirmam que a disciplina é difícil, uma vez que é pouco relacionada com a realidade dos mesmos. Isto deve ser observado e urgentemente deve-se repensar o modo de ensinar Matemática a fim de se resgatar o interesse pela disciplina.\r\n \tEsse fato muitas vezes acontece em virtude da maneira pela qual as aulas estão sendo ministradas, aulas essas que quase sempre são desenvolvidas somente com a utilização de quadro branco e lápis causando na disciplina uma certa desconexão com a atual conjuntura educacional dos alunos, já que faz-se necessário utilizar-se de meios que fomentem o ensino e aproximem o conteúdo estudado do dia-a-dia dos alunos.\r\n Os jogos conseguem fazer a ponte de ligação entre o ensino e aprendizagem matemática tendo em vista que são capazes de dinamizar as aulas e atrelar o conhecimento teórico à prática. O uso de jogos tem o objetivo de fazer com que os discentes gostem de aprender a disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. \r\n Os objetivos desse levantamento são: analisar a utilização de jogos na sala de aula; compreender o pensar dos alunos em relação às dificuldades na aprendizagem; buscar entender a relação entre jogos x aprendizagem na visão dos educandos e examinar a função dessa ferramenta com o aprender matemático, procuramos analisar a percepção dos alunos sobre a utilização do Jogos Matemáticos como ferramenta auxiliar na aprendizagem. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, AUXILIO MATEMÁTICO, INOVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID3444_16082016082115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITALO PEREIRA DA SILVA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ITALO" "autor_email" => "italopsm2014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19653 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2252 "inscrito_id" => 3444 "titulo" => "A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INTERMEDIADA POR JOGOS MATEMÁTICOS" "resumo" => """ Costumeiramente ouve-se falar das inúmeras dificuldades em relação ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Dificuldades essas que acabam comprometendo o desenvolvimento da disciplina ao longo da vida escolar dos alunos, uma vez que acaba afastando dos discentes o gosto pela Matemática.\r\n \tEsta realidade acontece tanto no universo discente quanto docente, é comum ouvir-se de professores inúmeras queixas em relação ao ensinar da disciplina e os alunos, em sua grande maioria, afirmam que a disciplina é difícil, uma vez que é pouco relacionada com a realidade dos mesmos. Isto deve ser observado e urgentemente deve-se repensar o modo de ensinar Matemática a fim de se resgatar o interesse pela disciplina.\r\n \tEsse fato muitas vezes acontece em virtude da maneira pela qual as aulas estão sendo ministradas, aulas essas que quase sempre são desenvolvidas somente com a utilização de quadro branco e lápis causando na disciplina uma certa desconexão com a atual conjuntura educacional dos alunos, já que faz-se necessário utilizar-se de meios que fomentem o ensino e aproximem o conteúdo estudado do dia-a-dia dos alunos.\r\n Os jogos conseguem fazer a ponte de ligação entre o ensino e aprendizagem matemática tendo em vista que são capazes de dinamizar as aulas e atrelar o conhecimento teórico à prática. O uso de jogos tem o objetivo de fazer com que os discentes gostem de aprender a disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. \r\n Os objetivos desse levantamento são: analisar a utilização de jogos na sala de aula; compreender o pensar dos alunos em relação às dificuldades na aprendizagem; buscar entender a relação entre jogos x aprendizagem na visão dos educandos e examinar a função dessa ferramenta com o aprender matemático, procuramos analisar a percepção dos alunos sobre a utilização do Jogos Matemáticos como ferramenta auxiliar na aprendizagem. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, AUXILIO MATEMÁTICO, INOVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID3444_16082016082115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITALO PEREIRA DA SILVA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ITALO" "autor_email" => "italopsm2014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }