Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 260
(IM)POSSIBILIDADES DE CONVIVER COM A DIFERENÇA NA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS CIGANOS E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, CIGANOS CALON, DIVERSIDADE, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Comunicação Oral (CO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade

Resumo

O presente artigo pretende fomentar o debate acerca das (im)possibilidades de lidar com a diversidade na sala de aula. Parte-se da reflexão de experiências vividas com alunos ciganos e alunos com deficiência, em contextos distintos, mas que provocaram inquietações em docentes que atuam na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, na qual se utilizou de observações participantes e anotações em diário de campo para construção dos dados. A partir das experiências vivencias nos espaços educativos, nos impulsiona a refletir acerca do processo concernente à formação docente, nos impulsionando a pensar na formação pelo engajamento na pesquisa em educação, fortalecendo não só a nós professoras, mas aos nossos pares. Compreendemos que experienciamos uma realidade complexa e desafiadora, que exige dos docentes compromisso político, social e pedagógico e isso perpassa, principalmente, pelos processos formativos no exercício da docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.