Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA DISCENTES DA DISCIPLINA FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO: UM OLHAR SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, MONITORIA, ENSINO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO Pôster (PO) AT-06: NUTRIÇÃO
"2016-06-15 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19133
    "edicao_id" => 43
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 1718
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA DISCENTES DA DISCIPLINA FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO: UM OLHAR SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE"
    "resumo" => "No curso de Bacharelado em Nutrição, ofertado pela Universidade Federal de Campina Grande existe uma disciplina denominada Fisiopatologia da Nutrição tida como uma disciplina obrigatória da grade curricular. Esta disciplina é essencial para a formação do futuro profissional nutricionista, já que o mesmo através dela, se torna apto a compreender os mecanismos que desencadeiam as doenças, as manifestações clínicas, as terminologias utilizadas, assim como, facilitar a identificação de casos clínicos. Porém, devido ao conteúdo extremamente teórico e bastante extenso, aliado a outras disciplinas da base curricular do curso e demais atividades, muitas vezes resultam em um baixo aproveitamento e rendimento por parte dos alunos. Outro ponto de dificuldade deles é com relação a interpretação de casos clínicos que aparecem nas avaliações, muitas vezes os discentes se prendem demais a decorar os assuntos e acabam tendo dificuldade em colocá-los na prática. Pensando nessa dificuldade objetivou-se construir um material didático, no formato de caderno de exercícios, com a finalidade de auxiliar os acadêmicos na compreensão e, consequentemente, melhor êxito na resolução de questões atreladas aos casos clínicos. O presente trabalho tem como objetivo propor um material didático para os discentes da disciplina de fisiopatologia da nutrição Foram realizadas reuniões e discussões entre os monitores e orientador, a fim de estabelecer estratégias para a construção do material. Foram aplicadas algumas dessas atividades como um projeto piloto, que servirá para delinear a construção final do projeto e, consequentemente, sua aplicação como ferramenta didática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-06: NUTRIÇÃO"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, MONITORIA, ENSINO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD4_SA6_ID1718_02052016023423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA CAMILA DE MEDEIROS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA CAMILA"
    "autor_email" => "brina.camila@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19133
    "edicao_id" => 43
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 1718
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA DISCENTES DA DISCIPLINA FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO: UM OLHAR SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE"
    "resumo" => "No curso de Bacharelado em Nutrição, ofertado pela Universidade Federal de Campina Grande existe uma disciplina denominada Fisiopatologia da Nutrição tida como uma disciplina obrigatória da grade curricular. Esta disciplina é essencial para a formação do futuro profissional nutricionista, já que o mesmo através dela, se torna apto a compreender os mecanismos que desencadeiam as doenças, as manifestações clínicas, as terminologias utilizadas, assim como, facilitar a identificação de casos clínicos. Porém, devido ao conteúdo extremamente teórico e bastante extenso, aliado a outras disciplinas da base curricular do curso e demais atividades, muitas vezes resultam em um baixo aproveitamento e rendimento por parte dos alunos. Outro ponto de dificuldade deles é com relação a interpretação de casos clínicos que aparecem nas avaliações, muitas vezes os discentes se prendem demais a decorar os assuntos e acabam tendo dificuldade em colocá-los na prática. Pensando nessa dificuldade objetivou-se construir um material didático, no formato de caderno de exercícios, com a finalidade de auxiliar os acadêmicos na compreensão e, consequentemente, melhor êxito na resolução de questões atreladas aos casos clínicos. O presente trabalho tem como objetivo propor um material didático para os discentes da disciplina de fisiopatologia da nutrição Foram realizadas reuniões e discussões entre os monitores e orientador, a fim de estabelecer estratégias para a construção do material. Foram aplicadas algumas dessas atividades como um projeto piloto, que servirá para delinear a construção final do projeto e, consequentemente, sua aplicação como ferramenta didática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-06: NUTRIÇÃO"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, MONITORIA, ENSINO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD4_SA6_ID1718_02052016023423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA CAMILA DE MEDEIROS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA CAMILA"
    "autor_email" => "brina.camila@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2016

Resumo

No curso de Bacharelado em Nutrição, ofertado pela Universidade Federal de Campina Grande existe uma disciplina denominada Fisiopatologia da Nutrição tida como uma disciplina obrigatória da grade curricular. Esta disciplina é essencial para a formação do futuro profissional nutricionista, já que o mesmo através dela, se torna apto a compreender os mecanismos que desencadeiam as doenças, as manifestações clínicas, as terminologias utilizadas, assim como, facilitar a identificação de casos clínicos. Porém, devido ao conteúdo extremamente teórico e bastante extenso, aliado a outras disciplinas da base curricular do curso e demais atividades, muitas vezes resultam em um baixo aproveitamento e rendimento por parte dos alunos. Outro ponto de dificuldade deles é com relação a interpretação de casos clínicos que aparecem nas avaliações, muitas vezes os discentes se prendem demais a decorar os assuntos e acabam tendo dificuldade em colocá-los na prática. Pensando nessa dificuldade objetivou-se construir um material didático, no formato de caderno de exercícios, com a finalidade de auxiliar os acadêmicos na compreensão e, consequentemente, melhor êxito na resolução de questões atreladas aos casos clínicos. O presente trabalho tem como objetivo propor um material didático para os discentes da disciplina de fisiopatologia da nutrição Foram realizadas reuniões e discussões entre os monitores e orientador, a fim de estabelecer estratégias para a construção do material. Foram aplicadas algumas dessas atividades como um projeto piloto, que servirá para delinear a construção final do projeto e, consequentemente, sua aplicação como ferramenta didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.