Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

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AÇÕES DO CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS (CIM/UEPB)

Palavra-chaves: USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS, INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS, TRATAMENTOS FARMACOLÓGICO Comunicação Oral (CO) AT-03: FARMÁCIA Publicado em 15 de junho de 2016

Resumo

Os medicamentos são de valor inestimável para toda a sociedade, estes são incumbidos de prevenir, proteger, preservar e recuperar a saúde, ocupando assim um papel importante no sistema de saúde. Embora possuam todas essas vantagens, se não utilizados de forma adequada podem trazer grandes riscos a saúde do paciente. Portanto, visando promover o Uso Racional de Medicamentos, foram criados os Centros de Informações sobre Medicamentos (CIM), os quais são definidos como unidades operacionais que proporcionam informação técnico-científica sobre medicamentos de forma objetiva e oportuna. O CIM fornece informações imparciais, objetivas, atualizadas e criticamente analisadas. As informações prestadas se dividem em dois blocos: Informações técnico-científicas sobre medicamentos para os profissionais da saúde e usuários de medicamentos; Informações claras, com linguagem coloquial sobre todos os aspectos relacionados ao uso racional dos medicamentos. As funções de um CIM preveem duas atividades elementares: a informação passiva e a ativa. A informação passiva consiste nas solicitações recebidas pelo CIM. No período descrito neste trabalho foram recebidas 110 solicitações, o tema mais requisitado foram informações terapêuticas de uma forma geral. O meio de comunicação mais utilizado para recepção da solicitação foi a forma oral/pessoal (90%), já para a emissão da resposta foi a escrita (90%). A classe de solicitantes que mais se destacou foi a da comunidade (90,9%). Como informação passiva o CIM possui um blog, onde são divulgadas informações relacionadas aos medicamentos, as publicações são compartilhadas na página própria do facebook e no instagram. Outro recurso utilizado são os panfletos, que contém informações sobre URM.

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