Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO SOBRE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS NOS CURSOS SUPERIORES DE ENFERMAGEM E MEDICINA

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Publicado em 15 de junho de 2016

Resumo

O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quantitativa, que avaliou o entendimento de médicos e de enfermeiros no município de João Pessoa, a respeito do transplante de órgãos. A pesquisa foi realizada nos seguintes hospitais: Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL); Hospital Geral Edson Ramalho (HGER); Hospital Ortotrauma de Mangabeira (HOM); Hospital Santa Izabel (HSI). A amostra contou com 320 desses profissionais. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi um questionário estruturado em duas partes. Na primeira parte, dados de identificação dos participantes; e na segunda parte, dados relacionados à temática, conhecimento de transplante de órgão. A coleta de dados foi realizada após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética e Pesquisa FACENE/FAMENE. Os dados foram coletados em dias úteis durante os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016. O procedimento para coleta de dados teve dois momentos: no primeiro, os profissionais receberam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. No segundo, o questionário, onde os pesquisadores fizeram uma breve explicação sobre como devem ser respondidas as questões. A pesquisa foi analisada com foco no método quantitativo. Os dados analisados e tabulados estatisticamente, com o auxílio de um pacote estatístico SPSS (Versão 18), utilizando parâmetros de estatística descritiva, e daí formulados gráficos e tabelas para melhor compreensão do leitor à luz da literatura estudada. A pesquisa respeitou os aspectos éticos da Resolução CNS 466/2012, como também a Resolução 1931/2009 CFM, Capítulo XII, sobre pesquisa médica.

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