Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

“TEMOS MUITO O QUE APRENDER”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E HOMOFOBIA

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DIVERSIDADE SEXUAL, HOMOFOBIA, DOCENTES Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidades e Educação
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Publicado em 08 de junho de 2016

Resumo

As representações sociais acerca da diversidade sexual e homofobia podem ser utilizadas para desestabilizar realidades sociais, sobretudo educacionais, que envolvem uma multiplicidade de indivíduos e grupos, como os/as educadores/as, com crenças, opiniões, saberes e práticas que podem ser (re)construídos através da análise das representações. Nesse sentido, este estudo qualitativo teve como principal objetivo: Descrever e analisar os principais conteúdos das representações sociais de docentes acerca da diversidade sexual e da homofobia na escola. Para tanto, empregamos o método de análise de conteúdo categorial temática e realizamos entrevistas e questionários semiestruturados com sete docentes do ensino fundamental 2. Os resultados obtidos evidenciaram representações reducionistas, normativas e ambíguas acerca da diversidade sexual e da homofobia, o que serve para ressaltar que as representações sociais são fluidas e carregadas de contradições. Os/as educadores/as expressaram, de modo sutil ou manifesto, pré-conceitos acerca das identidades sexuais e de gênero que destoam do padrão heteronormativo. Contudo, as (in)formações e os conhecimentos acerca das temáticas diversidade sexual, sexualidade e gênero contribuem com a familiarização das diferenças e em consequência possibilitam a reconstrução das representações sociais, o que pode incluir mudanças nas concepções, saberes e práticas em favor das diversidades e contra a homofobia e toda forma de violência.

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