Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE GÊNERO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO PIBID/SOCIOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR

Palavra-chaves: GÊNERO, SEXUALIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidades e Educação Publicado em 08 de junho de 2016

Resumo

Sabe-se que nos últimos anos a sociedade, por meio de suas instituições sociais, tem procurado garantir uma educação livre de estereótipos de gênero. A escola, enquanto uma das principais instituições tem pensado e colocado em prática novas propostas curriculares para refletir e analisar as diferenças entre os sexos. Este artigo busca apresentar um relato de experiência das atividades vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Sociologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus CDSA (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido). As experiências relatadas foram vividas na Escola Professor José Gonçalves de Queiroz (Sumé-PB) com alunos do 2º ano do Ensino Médio. A proposta do trabalho é abordar de forma reflexiva os temas transversais como Gênero e Sexualidade, sendo esse um assunto fundamental para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio, evidenciando a importância das representações de gênero no universo como uma construção de identidade, focando também no universo escolar. O estudo assumiu um caráter qualitativo, utilizando-se da análise do conteúdo e da análise do discurso, através de entrevista semiestruturada com uma professora da escola e dessa forma agregando mais informações para demostrar a pertinência de se trabalhar o conteúdo. A discussão sobre a categoria gênero na escola contribuirá para que as novas gerações sejam esclarecidas de que gênero trata-se de uma construção social. Concluímos que é necessário discutir e refletir sobre tais questões para que esses jovens possam compreender e respeitar a diversidade social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.