Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

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O (A) PROFESSOR (A) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONCEPÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: PROFESSOR(A) DOS ANOS INICIAIS, RELAÇÕES DE GÊNERO, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidades e Educação Publicado em 08 de junho de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo as relações de gênero que são construídas na escola entre os atores sociais discentes e docentes. Assim, tivemos como questão de pesquisa: quais as concepções que os (as) professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental I de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba têm sobre as relações de gênero e suas implicações no processo ensino e aprendizagem? Partindo desta questão norteadora elencamos como objetivos conhecer as concepções dos docentes sobre as relações de gênero e saber como essas relações podem interferir ou contribuir no processo ensino e aprendizagem. No tocante ao aporte teórico nos reportamos a Louro (2014), Carvalho (1999), Scott (1990), dentre outros. Como coletas de dados foram utilizadas entrevistas e um questionário com perguntas abertas e fechadas. Portanto, este trabalho oportunizou aos docentes de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba, uma reflexão sobre suas práticas diante da categoria de gênero na escola. Percebeu-se que as relações de gênero interferem no processo ensino e aprendizagem a partir do momento que não tenha um trabalho diferenciado diante das nuances próprias de cada gênero que compõe a sala de aula.

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