Desde a década de 60 e 1970, segundo (Layton,1973) o interesse contemporâneo no trabalho prático começou com a revolução do currículo de ciências. Apesar disso, a maior parte das escolas da educação básica no Brasil não possui laboratórios e os professores parecem ainda não estarem preparados para trabalhar com atividades experimentais. Diante deste contexto, e na forma de ensinar e aprender, apresentamos um relato de experiência de um minicurso em que abordamos os conceitos de trabalho e conservação da energia mecânica com uso do laboratório alternativo em cursos de formação de Licenciatura em Física do PARFOR. Então surgiu a seguinte questão: Quais as contribuições dos componentes curriculares referentes aos laboratórios alternativos em um curso de formação de professores do PARFOR? Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a Física, devido à falta de profissionais. Quanto à abordagem metodológica optamos pela pesquisa participante. Dessa forma podemos afirmar diante deste relato de experiência que quando os alunos praticam atividades experimentais, adquirem mais habilidades para compreender os fenômenos naturais; e, os alunos ao aprenderem a manipular seus próprios experimentos, eles passam a achar as aulas de Física motivadoras.
Palavras-Chave: Laboratório de baixo custo, PARFOR, Curso de Licenciatura em Física.