Esta pesquisa refere-se aos jogos como método de aprendizagem da matemática. O interesse pelo tema surgiu devido à percepção de que o ensino de matemática precisa ser mais dinâmico e significativo. O trabalho relata uma Oficina realizada com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, experiência vivida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sólon de Lucena, localizada na cidade de Campina Grande. A experiência citada trata-se de uma oficina intitulada “As vantagens de ensinar matemática através de jogos”, que foi desenvolvida e aplicada com 21 alunos, com o objetivo de analisar a construção dos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos ao trabalharem com jogos matemáticos. Fizemos uso dos jogos matemáticos voltados para o Ensino Fundamental onde analisamos suas regras e as adaptamos afim de que os alunos viessem a ter um melhor entendimento e aproveitamento dos conteúdos matemáticos envolvidos em tais jogos. Pois, com o uso de jogos é possível fundamentar, de forma significativa, a formação e obtenção de novas ideias ou conhecimentos matemáticos. Buscamos oferecer aos estudantes, uma possibilidade dos mesmos associar os conteúdos matemáticos, explorando-os de uma maneira mais dinâmica e atraente. O resultado nos mostrou que a princípio os alunos tinham dificuldades em resolver expressões algébricas e de operar com números decimais, mas no decorrer da Oficina essa dificuldade foi sendo suprida. Com base no estudo realizado neste trabalho podemos afirmar que as atividades apoiadas em materiais didáticos e jogos são fundamentais para que os alunos adquiram mais conhecimentos.