O Minicurso intitulado “O Estudo de Casos no Ensino das Ciências: as águas de fontes duvidosas no Município de Cuité no palco de uma aprendizagem investigativa” foi ministrado a futuros professores química, e teve o objetivo de apresentar por meio de estudos teóricos e práticos o método de estudo de casos de Harvard como promotor de uma aprendizagem ativa pela produção, aplicação e análise de casos baseados em eventos reais. A aplicação do minicurso não só possibilitou que os licenciandos conhecesse melhor o método por meio de seus pressupostos teóricos, como também, proporcionou-lhes experiências com o mesmo por meio da aplicação do caso “Águas de Fontes Duvidosas no Município de Cuité” o estudo desse caso, realizado pelos licenciandos, comprovou na prática o potencial do método em promover uma aprendizagem ativa e colaborativa, além da sua potencialidade em desenvolver habilidades, tais como, formulação de hipótese, argumentação e tomada de decisão. Com relação à satisfação dos licenciandos em relação ao processo, constatou-se uma boa expectativa por parte dos mesmos, uma vez que apresentaram bastante interesse em continuar se aprofundar no método.