Tradicionalmente os conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileira são trabalhados apenas nas aulas de história com o tema da escravidão negra. Os próprios livros didáticos tradicionais tratam deste tema quase sem nenhuma valorização do povo negro. Entretanto, associar a riquíssima cultura africana apenas ao processo de escravidão não demonstra os fatores positivos e a contribuição deste povo na construção da sociedade brasileira. Além disso, esse tema é muito abrangente para ser trabalhado apenas em um componente curricular sem nenhuma interdisciplinaridade e contextualização. Nesse sentido, nosso trabalho propôs a realização de aulas diversificadas de biologia, enfocando o tema cultura afro-brasileira na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissional Dr. Dionísio da Costa no município de Patos-PB. Foram realizadas atividades envolvendo os temas Fauna e flora da África; Plantas medicinais utilizadas na cultura africana; Origem e evolução da espécie humana no continente africano; Biologia dos negros e seus aspectos positivos em relação à saúde, porte físico e genética e Biologia das doenças que acometiam os escravos nos navios negreiros. Os conteúdos citados acima foram trabalhados através de apresentações em PowerPoint, debates, palestras, exposições, aulas práticas no laboratório de informática, confecções de cartazes, banners, desenhos, lembrancinhas, chás de plantas medicinais e dramatização teatral. Os resultados dos pré-testes e pós-testes demonstraram que os alunos de ambas as séries pesquisadas melhoraram a média de acertos após a realização das atividades do projeto e que a maioria dos alunos afirmou que a forma como as atividades foram realizadas facilitou a aprendizagem dos conteúdos.