A CALCULADORA COMO INSTRUMENTO AUXILIADOR NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17723 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 1020 "titulo" => "A CALCULADORA COMO INSTRUMENTO AUXILIADOR NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O Presente trabalho retrata uma experiência dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma Oficina intitulada “O uso da calculadora em sala de aula”, desenvolvida e aplicada com 18 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos, regras e padrões matemáticos e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos, utilizando para tal feito à calculadora. Durante a aplicação da Oficina, observamos que os alunos tinham um pensamento bastante consolidado de que a calculadora daria as respostas prontas e acabadas de todos os problemas matemáticos, e durante a aplicação das atividades percebemos esse paradigma ser quebrado pouco a pouco, de modo que os alunos cada vez mais entendiam o real objetivo do uso da calculadora não só na atividade aplicada como também nas aulas de Matemática. Como resultados, entendemos que os educandos não compreendiam o uso real da calculadora e sua finalidade para com os estudos de matemática, mas pudemos observar por meio das atividades, o início do que esperamos que seja uma desmistificação da presença da calculadora em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SITUAÇÕES-PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1020_04052016192245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA FELIPE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandafelipe90@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17723 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 1020 "titulo" => "A CALCULADORA COMO INSTRUMENTO AUXILIADOR NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O Presente trabalho retrata uma experiência dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma Oficina intitulada “O uso da calculadora em sala de aula”, desenvolvida e aplicada com 18 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos, regras e padrões matemáticos e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos, utilizando para tal feito à calculadora. Durante a aplicação da Oficina, observamos que os alunos tinham um pensamento bastante consolidado de que a calculadora daria as respostas prontas e acabadas de todos os problemas matemáticos, e durante a aplicação das atividades percebemos esse paradigma ser quebrado pouco a pouco, de modo que os alunos cada vez mais entendiam o real objetivo do uso da calculadora não só na atividade aplicada como também nas aulas de Matemática. Como resultados, entendemos que os educandos não compreendiam o uso real da calculadora e sua finalidade para com os estudos de matemática, mas pudemos observar por meio das atividades, o início do que esperamos que seja uma desmistificação da presença da calculadora em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SITUAÇÕES-PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1020_04052016192245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA FELIPE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandafelipe90@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }