CRUZ, Isis Karolina Fernandes et al.. Os desafios educacionais na deficiência intelectual. Anais I CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17720>. Acesso em: 23/12/2024 04:08
A pesquisa se deu através da aplicação de questionários para professores do ensino fundamental em quatro escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de Açailândia Maranhão. Algumas considerações a respeito da infraestrutura das escolas também foram levadas em consideração na pesquisa, tomando como referência o pensamento de Demo (2001) sobre o analista qualitativo, estamos convictos de que o pesquisador, numa busca qualitativa em etnomusicologia, deve observar tudo o que é ou não falado, tocado ou cantado, pois muitas vezes os gestos, o balançar da cabeça, a expressão corporal e facial dos informantes, o vaivém das mãos e tudo que ocorre no campo durante uma pesquisa pode estar imbuído de sentido e expressão. O trabalho almeja discutir e verificar através de pesquisa (questionário) quais as maiores dificuldades que os professores enfrentam em lecionar aulas para alunos com deficiência intelectual, em especial a alfabetização, uma vez que os professores tem que ter uma ajuda a mais da escola através de cursos de aperfeiçoamento para conseguirem êxito em alfabetizar seus alunos. Ao refletirmos sobre a prática docente, sabemos que ela se constrói em seu cotidiano, ou seja, a experiência vai além dos cursos de formações, mesmo sabendo que é indispensável para o crescimento profissional. É importante lembrar que o aluno na classe regular não é o suficiente para troca de saberes. É preciso acreditar e aceitar os desafios lançados no cotidiano escolar.