APLICAÇÃO DA FÍSICA EXPERIMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1675 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 428 "titulo" => "APLICAÇÃO DA FÍSICA EXPERIMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo uma melhoria na relação ensino-aprendizagem da disciplina de Física nas escolas públicas do Cariri Paraibano, mais especificamente, na cidade de Sumé, em turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, com a aplicação de atividades experimentais. Atualmente são ministradas aos alunos apenas aulas teóricas, com a aplicação desse projeto eles terão a oportunidade de conciliar a experimentação com a teoria, acabando com o preconceito e despertando para o interesse de explicar e entender os fenômenos físicos que ocorrem em nossas vidas diárias, como também, compreender que Física não é Matemática. Esse é um projeto piloto dentre outras ações de maior envergadura, onde no futuro iremos abranger toda a região do Cariri Paraibano. Foi inicialmente aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Gonçalves de Queiroz envolvendo a aplicação de experimentos referentes ao conteúdos ministrados em sala de aula. Para efeito de avaliação e se ter uma dimensão do nível de conhecimento dos alunos foram aplicados questionários sobre cada tema antes e depois cada aula experimental. Com os resultados apresentados pode-se verificar uma melhor compreensão dos fenômenos físicos, como também a sua forma conceitual. Com a experimentação aliada a parte teórica verificou-se um melhor engajamento e interação dos alunos com o professor durante e depois da aula, despertando assim o interesse pela disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "FÍSICA EXPERIMENTAL, ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VANDERLAN LEITE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VANDERLAN" "autor_email" => "vanderoliveir@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1675 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 428 "titulo" => "APLICAÇÃO DA FÍSICA EXPERIMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo uma melhoria na relação ensino-aprendizagem da disciplina de Física nas escolas públicas do Cariri Paraibano, mais especificamente, na cidade de Sumé, em turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, com a aplicação de atividades experimentais. Atualmente são ministradas aos alunos apenas aulas teóricas, com a aplicação desse projeto eles terão a oportunidade de conciliar a experimentação com a teoria, acabando com o preconceito e despertando para o interesse de explicar e entender os fenômenos físicos que ocorrem em nossas vidas diárias, como também, compreender que Física não é Matemática. Esse é um projeto piloto dentre outras ações de maior envergadura, onde no futuro iremos abranger toda a região do Cariri Paraibano. Foi inicialmente aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Gonçalves de Queiroz envolvendo a aplicação de experimentos referentes ao conteúdos ministrados em sala de aula. Para efeito de avaliação e se ter uma dimensão do nível de conhecimento dos alunos foram aplicados questionários sobre cada tema antes e depois cada aula experimental. Com os resultados apresentados pode-se verificar uma melhor compreensão dos fenômenos físicos, como também a sua forma conceitual. Com a experimentação aliada a parte teórica verificou-se um melhor engajamento e interação dos alunos com o professor durante e depois da aula, despertando assim o interesse pela disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "FÍSICA EXPERIMENTAL, ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VANDERLAN LEITE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VANDERLAN" "autor_email" => "vanderoliveir@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }