Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

PIBID EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE SAÚDE DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MONTES CLAROS – MG

Palavra-chaves: SAÚDE, EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL Tema Livre (TL) Intervenções em Saúde e Qualidade de Vida
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1478
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "PIBID EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE SAÚDE DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MONTES CLAROS – MG"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de saúde através do discurso dos adolescentes do Ensino Fundamental de uma escola publica de Montes Claros – MG. Utilizamos a técnica do grupo focal para entender o conhecimento dos alunos sobre o tema a ser trabalhado a fim de delinear possíveis pesquisas e significados com intuito de orientar na geração de hipóteses, teorias e modelos. Nesta perspectiva buscamos por meio do subprojeto (Orientação e educação para a saúde numa abordagem interdisciplinar: Obesidades e transtornos alimentares na adolescência) pertencente ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência) traçar um diagnóstico para posteriores intervenções através da ação de acadêmicos dos cursos de ciências biologias, educação física e pedagogia da universidade estadual de Montes-Claros-mg, coordenados por um professor do departamento de educação física da referida instituição. A pesquisa foi realizada no mês de setembro de 2012 e contou com a participação de 60 adolescentes do sexo masculino e feminino com idades compreendidas entre 11 a 17 anos. Para analisar as falas dos alunos utilizamos o método de analise de discurso. Os resultados mostraram que os alunos possuem um conceito limitado sobre o tema, pois alguns relacionaram a saúde apenas a uma alimentação saudável enquanto outros perceberam a saúde através de uma visão de medicina curativa, com foco no tratamento das doenças para uma boa manutenção da saúde. A partir dos resultados foi possível observar que os alunos não possuem conhecimento da dimensão do conceito de saúde e dos diversos fatores que a influenciam. Diante da percepção de que os alunos possuem um conceito limitado sobre o tema pretende-se através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência) por meio do subprojeto (Orientação e educação para a saúde numa abordagem interdisciplinar: Obesidades e transtornos alimentares na adolescência) realizar intervenções inovadoras que possibilitem aos alunos a formação de um conceito crítico e a conscientização acerca da saúde."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Intervenções em Saúde e Qualidade de Vida"
    "palavra_chave" => "SAÚDE, EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_572.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA OLIVEIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA"
    "autor_email" => "liviavoleybol@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1478
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "PIBID EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE SAÚDE DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MONTES CLAROS – MG"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de saúde através do discurso dos adolescentes do Ensino Fundamental de uma escola publica de Montes Claros – MG. Utilizamos a técnica do grupo focal para entender o conhecimento dos alunos sobre o tema a ser trabalhado a fim de delinear possíveis pesquisas e significados com intuito de orientar na geração de hipóteses, teorias e modelos. Nesta perspectiva buscamos por meio do subprojeto (Orientação e educação para a saúde numa abordagem interdisciplinar: Obesidades e transtornos alimentares na adolescência) pertencente ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência) traçar um diagnóstico para posteriores intervenções através da ação de acadêmicos dos cursos de ciências biologias, educação física e pedagogia da universidade estadual de Montes-Claros-mg, coordenados por um professor do departamento de educação física da referida instituição. A pesquisa foi realizada no mês de setembro de 2012 e contou com a participação de 60 adolescentes do sexo masculino e feminino com idades compreendidas entre 11 a 17 anos. Para analisar as falas dos alunos utilizamos o método de analise de discurso. Os resultados mostraram que os alunos possuem um conceito limitado sobre o tema, pois alguns relacionaram a saúde apenas a uma alimentação saudável enquanto outros perceberam a saúde através de uma visão de medicina curativa, com foco no tratamento das doenças para uma boa manutenção da saúde. A partir dos resultados foi possível observar que os alunos não possuem conhecimento da dimensão do conceito de saúde e dos diversos fatores que a influenciam. Diante da percepção de que os alunos possuem um conceito limitado sobre o tema pretende-se através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência) por meio do subprojeto (Orientação e educação para a saúde numa abordagem interdisciplinar: Obesidades e transtornos alimentares na adolescência) realizar intervenções inovadoras que possibilitem aos alunos a formação de um conceito crítico e a conscientização acerca da saúde."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Intervenções em Saúde e Qualidade de Vida"
    "palavra_chave" => "SAÚDE, EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_572.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA OLIVEIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA"
    "autor_email" => "liviavoleybol@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de saúde através do discurso dos adolescentes do Ensino Fundamental de uma escola publica de Montes Claros – MG. Utilizamos a técnica do grupo focal para entender o conhecimento dos alunos sobre o tema a ser trabalhado a fim de delinear possíveis pesquisas e significados com intuito de orientar na geração de hipóteses, teorias e modelos. Nesta perspectiva buscamos por meio do subprojeto (Orientação e educação para a saúde numa abordagem interdisciplinar: Obesidades e transtornos alimentares na adolescência) pertencente ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência) traçar um diagnóstico para posteriores intervenções através da ação de acadêmicos dos cursos de ciências biologias, educação física e pedagogia da universidade estadual de Montes-Claros-mg, coordenados por um professor do departamento de educação física da referida instituição. A pesquisa foi realizada no mês de setembro de 2012 e contou com a participação de 60 adolescentes do sexo masculino e feminino com idades compreendidas entre 11 a 17 anos. Para analisar as falas dos alunos utilizamos o método de analise de discurso. Os resultados mostraram que os alunos possuem um conceito limitado sobre o tema, pois alguns relacionaram a saúde apenas a uma alimentação saudável enquanto outros perceberam a saúde através de uma visão de medicina curativa, com foco no tratamento das doenças para uma boa manutenção da saúde. A partir dos resultados foi possível observar que os alunos não possuem conhecimento da dimensão do conceito de saúde e dos diversos fatores que a influenciam. Diante da percepção de que os alunos possuem um conceito limitado sobre o tema pretende-se através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência) por meio do subprojeto (Orientação e educação para a saúde numa abordagem interdisciplinar: Obesidades e transtornos alimentares na adolescência) realizar intervenções inovadoras que possibilitem aos alunos a formação de um conceito crítico e a conscientização acerca da saúde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.