A FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES DO AEE: DA DENÚNCIA AO ANÚNCIO POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135968 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9798 "inscrito_id" => 21380 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES DO AEE: DA DENÚNCIA AO ANÚNCIO POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "A formação docente é tema de destaque em pesquisas educacionais no Brasil. Sendo indispensável a reflexão sobre o legado da pedagogia de Paulo Freire para a formação de professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Inserida neste contexto, esta pesquisa visa dialogar sobre as contribuições de Paulo Freire para a constituição profissional dos formadores de professores de AEE. Busco com isso, o fomento de uma educação inclusiva de qualidade nas redes públicas de ensino. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujo corpus de análise é constituído por entrevistas semiestruturadas, com formadoras de docentes do AEE de uma rede pública da Grande Florianópolis. A análise dos dados será realizada a partir da construção de uma trama conceitual freireana, proposta por Ana Maria Saul, como um constructo que possibilita compreender e materializar os princípios freireanos nas práticas educativas inclusivas. O estudo fundamenta-se na perspectiva teórica da formação permanente de Paulo Freire (2011, 2017), com ênfase nas categorias de amorosidade, escuta e diálogo. Os resultados parciais indicam a presença destes conceitos na consolidação qualitativa da formação de formadores. Evidencia-se que a mediação pelo diálogo, na perspectiva freireana, fortalece o compromisso com uma educação colaborativa, participativa e política, reconhecendo a escola como espaço de esperança e democracia. A pesquisa aponta, assim, para a relevância dos conceitos de escuta, diálogo e formação permanente para se pensar uma formação de formadores voltada para a promoção de uma educação de qualidade social que viabilize a emancipação dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID21380_TB9798_20082025215033.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO BALBINO NETO" "autor_nome_curto" => "ANTONIO NETO" "autor_email" => "abntbalbinoneto@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135968 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9798 "inscrito_id" => 21380 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES DO AEE: DA DENÚNCIA AO ANÚNCIO POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "A formação docente é tema de destaque em pesquisas educacionais no Brasil. Sendo indispensável a reflexão sobre o legado da pedagogia de Paulo Freire para a formação de professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Inserida neste contexto, esta pesquisa visa dialogar sobre as contribuições de Paulo Freire para a constituição profissional dos formadores de professores de AEE. Busco com isso, o fomento de uma educação inclusiva de qualidade nas redes públicas de ensino. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujo corpus de análise é constituído por entrevistas semiestruturadas, com formadoras de docentes do AEE de uma rede pública da Grande Florianópolis. A análise dos dados será realizada a partir da construção de uma trama conceitual freireana, proposta por Ana Maria Saul, como um constructo que possibilita compreender e materializar os princípios freireanos nas práticas educativas inclusivas. O estudo fundamenta-se na perspectiva teórica da formação permanente de Paulo Freire (2011, 2017), com ênfase nas categorias de amorosidade, escuta e diálogo. Os resultados parciais indicam a presença destes conceitos na consolidação qualitativa da formação de formadores. Evidencia-se que a mediação pelo diálogo, na perspectiva freireana, fortalece o compromisso com uma educação colaborativa, participativa e política, reconhecendo a escola como espaço de esperança e democracia. A pesquisa aponta, assim, para a relevância dos conceitos de escuta, diálogo e formação permanente para se pensar uma formação de formadores voltada para a promoção de uma educação de qualidade social que viabilize a emancipação dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID21380_TB9798_20082025215033.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO BALBINO NETO" "autor_nome_curto" => "ANTONIO NETO" "autor_email" => "abntbalbinoneto@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }