Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PORTFÓLIO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇAO INFANTIL (CRIANÇAS DE 5 ANOS).

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho, caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar. ” Paulo Freire.Esse projeto de pesquisa tem como objetivo reconhecer o portfolio como parte do processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil de 0 a 5 anos de idade. o portfólio como instrumento de avaliação acompanhando o desenvolvimento da criança no espaço de educação infantil, compreender as contribuições e finalidades desse instrumento de avaliação. Segundo Craidy e Kaercher (2001), a educação da criança pequena envolve simultaneamente dois processos e indissociáveis: o educar e o cuidar. Nessa etapa as crianças tem contato no mundo que as envolve, através de experiências diretas com pessoas e coisas deste mundo e as formas de expressão que nele ocorrem. Esta inserção das crianças com o mundo que as cerca, não seria possível sem que atividades voltadas para o cuidar e o educar não se fossem presentes. Para Craidy e Kaercher (2001), quando uma sociedade faz exigências de trabalho as mães e aos pais de crianças pequenas, tem por obrigação promover ambientes acolhedores, que passem segurança para esses adultos e ofereçam aprendizagens adequadas a crianças de diferentes faixa etária em ambientes acolhedores, seguros, alegres. De acordo com o RCNEI, o educar assume um papel essencial no contexto da educação infantil: Propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimento mais amplos da realidade social e cultural ( BRASIL, 1998, P.23).

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