Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ATUAÇÃO DA/O PEDAGOGA/O NA EDUCAÇÃO PRECOCE: MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA COM NECESSIDADES ESPECIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho apresenta a atuação da/o pedagoga/o no contexto do Atendimento Educacional Especializado de Educação Precoce, desenvolvido no Distrito Federal para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses com deficiências, transtornos do desenvolvimento ou nascidas prematuras. Essa proposta prevê uma atuação conjunta entre pedagoga/o e educador/a físico, fundamentada nos documentos orientadores da Secretaria de Estado de Educação, com foco no desenvolvimento integral da criança em parceria com suas famílias. A prática pedagógica é pautada em experiências lúdicas e significativas que valorizam o brincar, a linguagem, a comunicação e a interação social como meios essenciais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. A/O pedagoga/o atua na elaboração de planejamentos individualizados, conduz avaliação contínua do desenvolvimento infantil por meio de registros e observações sistemáticas, além de promover o envolvimento ativo das famílias como parte do processo educativo. O trabalho é ancorado em referenciais como Vigotsky, Piaget e Wallon, que reconhecem a criança como sujeito de direitos e participante ativa do processo de aprendizagem. Os resultados observados indicam avanços na autonomia, expressão verbal e corporal, vínculos afetivos, curiosidade e participação nas atividades. A presença da/ pedagoga/o é essencial para articular as dimensões sociais, culturais e pedagógicas do processo educacional, assegurando uma abordagem respeitosa à diversidade e centrada na criança. A atuação interdisciplinar reafirma a importância da Educação Precoce como política pública que reconhece a primeira infância como etapa decisiva para o desenvolvimento humano e a inclusão social.

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