OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO INICIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129528 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 710 "inscrito_id" => 6069 "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO INICIAL" "resumo" => "A Educação do Campo exige práticas pedagógicas e políticas educacionais que atendam as especificidades socioculturais dos contextos locais. Contudo, a formação docente para a atuação no campo ainda enfrenta desafios estruturais e pedagógicos que podem comprometer a efetividade do ensino e a permanência dos professores nas escolas do campo. Diante da marginalização histórica experienciada pelas populações rurais, se faz importante que os debates educacionais reforcem a necessidade de que a formação docente consiga capacitar professores para atuar nesses contextos específicos. Acredita-se que esta seja uma discussão fundamental para o fortalecimento dessa modalidade de ensino. Diante de todas essas prerrogativas, este estudo busca responder à seguinte questão: quais são os principais desafios na formação docente para a Educação do Campo, segundo a literatura especializada? Assim, elenca-se como objetivo para esta pesquisa mapear as discussões teóricas que abordam os desafios da formação docente para atuar em escolas do campo a partir de uma revisão bibliográfica inicial. Metodologicamente, este estudo enquadra-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, cuja investigação é baseada na análise de materiais já publicados, permitindo a sistematização do conhecimento produzido sobre um tema e a identificação de lacunas teóricas (Gil, 2008). A revisão da literatura sobre o tema fundamenta-se nas contribuições de Miguel Arroyo, Roseli Caldart, Mônica Molina, Gaudêncio Frigotto, Bernardo Mançano Fernandes e outros autores que buscam identificar os aspectos que influenciam a qualificação docente para a atuação no campo, levando a uma compreensão de como tais desafios são abordados no campo acadêmico. Com isso, pretende-se contribuir para a construção de uma base teórica que dê subsídios a discussões futuras sobre a formação docente na Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6069_TB710_01032025152359.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA THAÍS DE ARAÚJO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA THAIS" "autor_email" => "barbaratec.agricola@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129528 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 710 "inscrito_id" => 6069 "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO INICIAL" "resumo" => "A Educação do Campo exige práticas pedagógicas e políticas educacionais que atendam as especificidades socioculturais dos contextos locais. Contudo, a formação docente para a atuação no campo ainda enfrenta desafios estruturais e pedagógicos que podem comprometer a efetividade do ensino e a permanência dos professores nas escolas do campo. Diante da marginalização histórica experienciada pelas populações rurais, se faz importante que os debates educacionais reforcem a necessidade de que a formação docente consiga capacitar professores para atuar nesses contextos específicos. Acredita-se que esta seja uma discussão fundamental para o fortalecimento dessa modalidade de ensino. Diante de todas essas prerrogativas, este estudo busca responder à seguinte questão: quais são os principais desafios na formação docente para a Educação do Campo, segundo a literatura especializada? Assim, elenca-se como objetivo para esta pesquisa mapear as discussões teóricas que abordam os desafios da formação docente para atuar em escolas do campo a partir de uma revisão bibliográfica inicial. Metodologicamente, este estudo enquadra-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, cuja investigação é baseada na análise de materiais já publicados, permitindo a sistematização do conhecimento produzido sobre um tema e a identificação de lacunas teóricas (Gil, 2008). A revisão da literatura sobre o tema fundamenta-se nas contribuições de Miguel Arroyo, Roseli Caldart, Mônica Molina, Gaudêncio Frigotto, Bernardo Mançano Fernandes e outros autores que buscam identificar os aspectos que influenciam a qualificação docente para a atuação no campo, levando a uma compreensão de como tais desafios são abordados no campo acadêmico. Com isso, pretende-se contribuir para a construção de uma base teórica que dê subsídios a discussões futuras sobre a formação docente na Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6069_TB710_01032025152359.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA THAÍS DE ARAÚJO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA THAIS" "autor_email" => "barbaratec.agricola@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }