Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA DE APADRINHAMENTO DE CALOUROS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO: ACOLHER E INTEGRAR O NOVO NO ENSINO SUPERIOR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No âmbito educacional o afeto se mostra um pilar de grande importância para o desenvolvimento acadêmico do aluno e na permanência de estudantes no ensino superior (Marques, et al. 2024). Diante dessa colocação, o presente trabalho teve como objetivo, desenvolver um programa de apadrinhamento discente. Sendo assim, alunos veteranos se tornam padrinhos e madrinhas de estudantes calouros. O programa visa contribuir com a permanência dos ingressantes dentro dos cursos do Centro de Educação (CE) da Universidade da Paraíba (UFPB). Sendo assim, o programa de apadrinhamento voluntário de calouro vem sendo desenvolvido e aplicado pela Assessoria de Apoio Estudantil (AApE), trabalho este que surge a partir da prática como estagiário do setor. Com objetivos propostos, desenvolveu-se um edital (EDITAL N° 01/2024), em que os alunos veteranos interessados se inscreveram. Como resultado, houveram 82 alunos veteranos inscritos, dos cursos de Psicopedagogia sendo (33) e da Pedagogia (32). Como consequência, mais de 200 alunos ingressantes em um único semestre (dos quatro cursos que o CE oferece) foram assistidos pelo programa com um padrinho ou madrinha. Cada padrinho podia se vincular a mais de um afilhado e após as inscrições houve uma reunião virtual para orientação e apresentação do “Guia do Padrinho/Madrinha”. Tais momentos de reunião foram úteis para observar aspectos sobre o engajamento e motivação dos discentes, debatendo os desafios para maior acolhimento também nos cursos de Ciências das Religiões e Pedagogia do Campo. Ao refletirmos sobre as atividades realizadas durante o semestre foi possível concluir que o programa tem potencial para promover maior participação nas atividades acadêmicas além de favorecer a integração entre os discentes de períodos diversos, proporcionando acolhimento e o sentimento de pertencimento à comunidade universitária. Já os padrinhos e madrinhas mostraram-se interessados no novo programa oferecido, dispostos a ajudá-los e orientá-los para adaptação à vida universitária.

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