PROGRAMA DE APADRINHAMENTO DE CALOUROS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO: ACOLHER E INTEGRAR O NOVO NO ENSINO SUPERIOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135781 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9492 "inscrito_id" => 1497 "titulo" => "PROGRAMA DE APADRINHAMENTO DE CALOUROS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO: ACOLHER E INTEGRAR O NOVO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "No âmbito educacional o afeto se mostra um pilar de grande importância para o desenvolvimento acadêmico do aluno e na permanência de estudantes no ensino superior (Marques, et al. 2024). Diante dessa colocação, o presente trabalho teve como objetivo, desenvolver um programa de apadrinhamento discente. Sendo assim, alunos veteranos se tornam padrinhos e madrinhas de estudantes calouros. O programa visa contribuir com a permanência dos ingressantes dentro dos cursos do Centro de Educação (CE) da Universidade da Paraíba (UFPB). Sendo assim, o programa de apadrinhamento voluntário de calouro vem sendo desenvolvido e aplicado pela Assessoria de Apoio Estudantil (AApE), trabalho este que surge a partir da prática como estagiário do setor. Com objetivos propostos, desenvolveu-se um edital (EDITAL N° 01/2024), em que os alunos veteranos interessados se inscreveram. Como resultado, houveram 82 alunos veteranos inscritos, dos cursos de Psicopedagogia sendo (33) e da Pedagogia (32). Como consequência, mais de 200 alunos ingressantes em um único semestre (dos quatro cursos que o CE oferece) foram assistidos pelo programa com um padrinho ou madrinha. Cada padrinho podia se vincular a mais de um afilhado e após as inscrições houve uma reunião virtual para orientação e apresentação do “Guia do Padrinho/Madrinha”. Tais momentos de reunião foram úteis para observar aspectos sobre o engajamento e motivação dos discentes, debatendo os desafios para maior acolhimento também nos cursos de Ciências das Religiões e Pedagogia do Campo. Ao refletirmos sobre as atividades realizadas durante o semestre foi possível concluir que o programa tem potencial para promover maior participação nas atividades acadêmicas além de favorecer a integração entre os discentes de períodos diversos, proporcionando acolhimento e o sentimento de pertencimento à comunidade universitária. Já os padrinhos e madrinhas mostraram-se interessados no novo programa oferecido, dispostos a ajudá-los e orientá-los para adaptação à vida universitária." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1497_TB9492_07082025211327.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICO JOSÉ CRUZ SOUZA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ERICO JÚNIOR" "autor_email" => "ericojunior02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135781 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9492 "inscrito_id" => 1497 "titulo" => "PROGRAMA DE APADRINHAMENTO DE CALOUROS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO: ACOLHER E INTEGRAR O NOVO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "No âmbito educacional o afeto se mostra um pilar de grande importância para o desenvolvimento acadêmico do aluno e na permanência de estudantes no ensino superior (Marques, et al. 2024). Diante dessa colocação, o presente trabalho teve como objetivo, desenvolver um programa de apadrinhamento discente. Sendo assim, alunos veteranos se tornam padrinhos e madrinhas de estudantes calouros. O programa visa contribuir com a permanência dos ingressantes dentro dos cursos do Centro de Educação (CE) da Universidade da Paraíba (UFPB). Sendo assim, o programa de apadrinhamento voluntário de calouro vem sendo desenvolvido e aplicado pela Assessoria de Apoio Estudantil (AApE), trabalho este que surge a partir da prática como estagiário do setor. Com objetivos propostos, desenvolveu-se um edital (EDITAL N° 01/2024), em que os alunos veteranos interessados se inscreveram. Como resultado, houveram 82 alunos veteranos inscritos, dos cursos de Psicopedagogia sendo (33) e da Pedagogia (32). Como consequência, mais de 200 alunos ingressantes em um único semestre (dos quatro cursos que o CE oferece) foram assistidos pelo programa com um padrinho ou madrinha. Cada padrinho podia se vincular a mais de um afilhado e após as inscrições houve uma reunião virtual para orientação e apresentação do “Guia do Padrinho/Madrinha”. Tais momentos de reunião foram úteis para observar aspectos sobre o engajamento e motivação dos discentes, debatendo os desafios para maior acolhimento também nos cursos de Ciências das Religiões e Pedagogia do Campo. Ao refletirmos sobre as atividades realizadas durante o semestre foi possível concluir que o programa tem potencial para promover maior participação nas atividades acadêmicas além de favorecer a integração entre os discentes de períodos diversos, proporcionando acolhimento e o sentimento de pertencimento à comunidade universitária. Já os padrinhos e madrinhas mostraram-se interessados no novo programa oferecido, dispostos a ajudá-los e orientá-los para adaptação à vida universitária." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1497_TB9492_07082025211327.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICO JOSÉ CRUZ SOUZA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ERICO JÚNIOR" "autor_email" => "ericojunior02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }