A LEITURA COMPARTILHADA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132396 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4677 "inscrito_id" => 13192 "titulo" => "A LEITURA COMPARTILHADA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "A leitura compartilhada é uma estratégia pedagógica fundamental para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil, promovendo aspectos sociais, cognitivos e interpessoais, além do fortalecimento de vínculos afetivos. Essa pesquisa é sustentada por uma revisão bibliográfica qualitativa, baseada na análise de livros, artigos e periódicos acadêmicos, com o objetivo de analisar os benefícios da leitura compartilhada na formação infantil, fundamentando-se em autores como Cosson (2020), Freire (1987), Oliveira et al. (2023), entre outros estudiosos renomados e importantes. Os resultados evidenciam que a leitura compartilhada amplia significativamente o vocabulário, fortalece a memória e a imaginação, estimula o pensamento crítico e contribui para a alfabetização, além de favorecer a compreensão de emoções e perspectivas sociais essenciais para a vida em sociedade e no ambiente escolar. No entanto, desafios como o baixo envolvimento familiar e a falta de formação docente adequada dificultam a implantação dessa estratégia como prática pedagógica eficaz para a aprendizagem significativa e contínua da criança. Assim, torna-se crucial que políticas educacionais incentivem essa prática e que a família seja estimulada a participar ativamente desse processo educacional enriquecedor e transformador. Conclui-se que a leitura compartilhada se consolida como uma prática essencial na construção do desenvolvimento infantil, pois, além de melhorar o desempenho acadêmico, fortalece a capacidade de comunicação, socialização e construção de conhecimento, sendo, sem dúvida, indispensável para o desenvolvimento integral e pleno da criança em sua trajetória." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13192_TB4677_03042025222628.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA SANTOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "santos.vitoria@iced.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132396 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4677 "inscrito_id" => 13192 "titulo" => "A LEITURA COMPARTILHADA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "A leitura compartilhada é uma estratégia pedagógica fundamental para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil, promovendo aspectos sociais, cognitivos e interpessoais, além do fortalecimento de vínculos afetivos. Essa pesquisa é sustentada por uma revisão bibliográfica qualitativa, baseada na análise de livros, artigos e periódicos acadêmicos, com o objetivo de analisar os benefícios da leitura compartilhada na formação infantil, fundamentando-se em autores como Cosson (2020), Freire (1987), Oliveira et al. (2023), entre outros estudiosos renomados e importantes. Os resultados evidenciam que a leitura compartilhada amplia significativamente o vocabulário, fortalece a memória e a imaginação, estimula o pensamento crítico e contribui para a alfabetização, além de favorecer a compreensão de emoções e perspectivas sociais essenciais para a vida em sociedade e no ambiente escolar. No entanto, desafios como o baixo envolvimento familiar e a falta de formação docente adequada dificultam a implantação dessa estratégia como prática pedagógica eficaz para a aprendizagem significativa e contínua da criança. Assim, torna-se crucial que políticas educacionais incentivem essa prática e que a família seja estimulada a participar ativamente desse processo educacional enriquecedor e transformador. Conclui-se que a leitura compartilhada se consolida como uma prática essencial na construção do desenvolvimento infantil, pois, além de melhorar o desempenho acadêmico, fortalece a capacidade de comunicação, socialização e construção de conhecimento, sendo, sem dúvida, indispensável para o desenvolvimento integral e pleno da criança em sua trajetória." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13192_TB4677_03042025222628.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA SANTOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "santos.vitoria@iced.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }