Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA INDIVIDUAL COMO ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência do processo de desenvolvimento, planejamento, implementação e atuação do Programa de Orientação Pedagógica Individual (OPI), desenvolvido no âmbito do Setor de Apoio Pedagógico aos Estudantes da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), como uma estratégia de qualificação dos processos educativos no ensino superior. O programa tem como objetivo central oferecer acompanhamento pedagógico individualizado a estudantes de graduação que enfrentam desafios acadêmicos, sobretudo em relação à organização dos estudos, à adaptação à dinâmica universitária e à ressignificação de sua trajetória formativa. Iniciado no primeiro semestre letivo de 2025, o OPI foi estruturado a partir de escutas realizadas com estudantes, docentes, coordenadores de curso e setores institucionais, configurando-se como uma ação construída de forma dialógica e contextualizada. Os atendimentos seguem uma metodologia de orientação pedagógica humanizada, baseada em encontros presenciais, realizados por pós-graduandos bolsistas com formação na área da Psicologia e sob a coordenação e supervisão de uma servidora Técnica em Assuntos Educacionais, também com formação em Psicologia. Além do processo de escuta e orientação, as atividades do programa incluem o registro sistemático do trabalho, a análise de cada caso pela equipe do programa e os encaminhamentos, quando necessário, para outras redes de apoio, tais como serviços de assistência estudantil, acolhimento psicológico, acessibilidade e inclusão, monitorias etc. O programa tem buscado promover mudanças na relação dos estudantes com o processo de aprendizagem, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, da autoestima acadêmica e do vínculo institucional. Além disso, os resultados iniciais apontam que o OPI pode atuar na articulação entre as dimensões pedagógicas, emocionais e sociais do ato educativo, contribuindo para o fortalecimento da permanência, do sucesso acadêmico e do bem-estar estudantil. O programa configura-se, até o momento, como uma potente contribuição aos processos formativos no contexto universitário.

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