A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA INDIVIDUAL COMO ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135509 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9114 "inscrito_id" => 19143 "titulo" => "A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA INDIVIDUAL COMO ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS" "resumo" => "O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência do processo de desenvolvimento, planejamento, implementação e atuação do Programa de Orientação Pedagógica Individual (OPI), desenvolvido no âmbito do Setor de Apoio Pedagógico aos Estudantes da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), como uma estratégia de qualificação dos processos educativos no ensino superior. O programa tem como objetivo central oferecer acompanhamento pedagógico individualizado a estudantes de graduação que enfrentam desafios acadêmicos, sobretudo em relação à organização dos estudos, à adaptação à dinâmica universitária e à ressignificação de sua trajetória formativa. Iniciado no primeiro semestre letivo de 2025, o OPI foi estruturado a partir de escutas realizadas com estudantes, docentes, coordenadores de curso e setores institucionais, configurando-se como uma ação construída de forma dialógica e contextualizada. Os atendimentos seguem uma metodologia de orientação pedagógica humanizada, baseada em encontros presenciais, realizados por pós-graduandos bolsistas com formação na área da Psicologia e sob a coordenação e supervisão de uma servidora Técnica em Assuntos Educacionais, também com formação em Psicologia. Além do processo de escuta e orientação, as atividades do programa incluem o registro sistemático do trabalho, a análise de cada caso pela equipe do programa e os encaminhamentos, quando necessário, para outras redes de apoio, tais como serviços de assistência estudantil, acolhimento psicológico, acessibilidade e inclusão, monitorias etc. O programa tem buscado promover mudanças na relação dos estudantes com o processo de aprendizagem, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, da autoestima acadêmica e do vínculo institucional. Além disso, os resultados iniciais apontam que o OPI pode atuar na articulação entre as dimensões pedagógicas, emocionais e sociais do ato educativo, contribuindo para o fortalecimento da permanência, do sucesso acadêmico e do bem-estar estudantil. O programa configura-se, até o momento, como uma potente contribuição aos processos formativos no contexto universitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19143_TB9114_27072025170758.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA DE FÁTIMA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "CAROLINA" "autor_email" => "carolina_guimaraes@ufcat.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135509 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9114 "inscrito_id" => 19143 "titulo" => "A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA INDIVIDUAL COMO ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS" "resumo" => "O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência do processo de desenvolvimento, planejamento, implementação e atuação do Programa de Orientação Pedagógica Individual (OPI), desenvolvido no âmbito do Setor de Apoio Pedagógico aos Estudantes da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), como uma estratégia de qualificação dos processos educativos no ensino superior. O programa tem como objetivo central oferecer acompanhamento pedagógico individualizado a estudantes de graduação que enfrentam desafios acadêmicos, sobretudo em relação à organização dos estudos, à adaptação à dinâmica universitária e à ressignificação de sua trajetória formativa. Iniciado no primeiro semestre letivo de 2025, o OPI foi estruturado a partir de escutas realizadas com estudantes, docentes, coordenadores de curso e setores institucionais, configurando-se como uma ação construída de forma dialógica e contextualizada. Os atendimentos seguem uma metodologia de orientação pedagógica humanizada, baseada em encontros presenciais, realizados por pós-graduandos bolsistas com formação na área da Psicologia e sob a coordenação e supervisão de uma servidora Técnica em Assuntos Educacionais, também com formação em Psicologia. Além do processo de escuta e orientação, as atividades do programa incluem o registro sistemático do trabalho, a análise de cada caso pela equipe do programa e os encaminhamentos, quando necessário, para outras redes de apoio, tais como serviços de assistência estudantil, acolhimento psicológico, acessibilidade e inclusão, monitorias etc. O programa tem buscado promover mudanças na relação dos estudantes com o processo de aprendizagem, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, da autoestima acadêmica e do vínculo institucional. Além disso, os resultados iniciais apontam que o OPI pode atuar na articulação entre as dimensões pedagógicas, emocionais e sociais do ato educativo, contribuindo para o fortalecimento da permanência, do sucesso acadêmico e do bem-estar estudantil. O programa configura-se, até o momento, como uma potente contribuição aos processos formativos no contexto universitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19143_TB9114_27072025170758.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA DE FÁTIMA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "CAROLINA" "autor_email" => "carolina_guimaraes@ufcat.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }