Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO EDUCATIVO E INCLUSÃO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DAS TDIC PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão digital tem se tornado um elemento essencial na educação contemporânea, especialmente diante dos desafios enfrentados no cenário pós-pandemia, evidenciando a necessidade de integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas. O presente estudo tem como objetivo analisar as repercussões das TDIC no âmbito educacional, levando em conta o contexto atual da educação básica, a defasagem no aprendizado dos alunos da rede pública após o período pandêmico, os obstáculos à inserção digital nos sistemas de ensino e a aplicabilidade pedagógica dessas tecnologias no cotidiano docente. As TDIC representam um instrumento voltado ao desenvolvimento de competências dos estudantes por meio da integração digital nos ambientes escolares. Dentre outras questões, a pesquisa aborda a inclusão digital e as posturas indispensáveis para a concretização de uma educação mais inclusiva e menos discriminatória. Destaca-se a relevância da digitalização nas instituições escolares, especialmente no período de ensino remoto, no qual desempenharam um papel fundamental no apoio ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da educação básica. A metodologia adotada foi de natureza exploratória, com base em revisão bibliográfica e abordagem qualitativa, configurando-se como uma investigação prática in loco no formato de pesquisa-ação, buscando compreender o problema da carência de infraestrutura tecnológica nas escolas e as limitações enfrentadas na utilização de programas que fazem uso das TDIC como ferramenta didática. Diante do panorama pós-pandemia, almeja-se que os achados deste estudo possam colaborar para que os educadores possam propor novas vivências e estratégias pedagógicas voltadas à recuperação do aprendizado dos discentes, bem como fomentar o debate sobre a importância do comprometimento do poder público na realização de investimentos que promovam políticas educacionais voltadas à efetiva inclusão digital.

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