PROCESSO EDUCATIVO E INCLUSÃO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DAS TDIC PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135507 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9111 "inscrito_id" => 15777 "titulo" => "PROCESSO EDUCATIVO E INCLUSÃO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DAS TDIC PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A inclusão digital tem se tornado um elemento essencial na educação contemporânea, especialmente diante dos desafios enfrentados no cenário pós-pandemia, evidenciando a necessidade de integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas. O presente estudo tem como objetivo analisar as repercussões das TDIC no âmbito educacional, levando em conta o contexto atual da educação básica, a defasagem no aprendizado dos alunos da rede pública após o período pandêmico, os obstáculos à inserção digital nos sistemas de ensino e a aplicabilidade pedagógica dessas tecnologias no cotidiano docente. As TDIC representam um instrumento voltado ao desenvolvimento de competências dos estudantes por meio da integração digital nos ambientes escolares. Dentre outras questões, a pesquisa aborda a inclusão digital e as posturas indispensáveis para a concretização de uma educação mais inclusiva e menos discriminatória. Destaca-se a relevância da digitalização nas instituições escolares, especialmente no período de ensino remoto, no qual desempenharam um papel fundamental no apoio ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da educação básica. A metodologia adotada foi de natureza exploratória, com base em revisão bibliográfica e abordagem qualitativa, configurando-se como uma investigação prática in loco no formato de pesquisa-ação, buscando compreender o problema da carência de infraestrutura tecnológica nas escolas e as limitações enfrentadas na utilização de programas que fazem uso das TDIC como ferramenta didática. Diante do panorama pós-pandemia, almeja-se que os achados deste estudo possam colaborar para que os educadores possam propor novas vivências e estratégias pedagógicas voltadas à recuperação do aprendizado dos discentes, bem como fomentar o debate sobre a importância do comprometimento do poder público na realização de investimentos que promovam políticas educacionais voltadas à efetiva inclusão digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15777_TB9111_01092025150429.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA GEICIANE VIEIRA LIMA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "GEICIANE" "autor_email" => "geiciannevieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135507 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9111 "inscrito_id" => 15777 "titulo" => "PROCESSO EDUCATIVO E INCLUSÃO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DAS TDIC PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A inclusão digital tem se tornado um elemento essencial na educação contemporânea, especialmente diante dos desafios enfrentados no cenário pós-pandemia, evidenciando a necessidade de integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas. O presente estudo tem como objetivo analisar as repercussões das TDIC no âmbito educacional, levando em conta o contexto atual da educação básica, a defasagem no aprendizado dos alunos da rede pública após o período pandêmico, os obstáculos à inserção digital nos sistemas de ensino e a aplicabilidade pedagógica dessas tecnologias no cotidiano docente. As TDIC representam um instrumento voltado ao desenvolvimento de competências dos estudantes por meio da integração digital nos ambientes escolares. Dentre outras questões, a pesquisa aborda a inclusão digital e as posturas indispensáveis para a concretização de uma educação mais inclusiva e menos discriminatória. Destaca-se a relevância da digitalização nas instituições escolares, especialmente no período de ensino remoto, no qual desempenharam um papel fundamental no apoio ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da educação básica. A metodologia adotada foi de natureza exploratória, com base em revisão bibliográfica e abordagem qualitativa, configurando-se como uma investigação prática in loco no formato de pesquisa-ação, buscando compreender o problema da carência de infraestrutura tecnológica nas escolas e as limitações enfrentadas na utilização de programas que fazem uso das TDIC como ferramenta didática. Diante do panorama pós-pandemia, almeja-se que os achados deste estudo possam colaborar para que os educadores possam propor novas vivências e estratégias pedagógicas voltadas à recuperação do aprendizado dos discentes, bem como fomentar o debate sobre a importância do comprometimento do poder público na realização de investimentos que promovam políticas educacionais voltadas à efetiva inclusão digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15777_TB9111_01092025150429.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA GEICIANE VIEIRA LIMA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "GEICIANE" "autor_email" => "geiciannevieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }