EQUIDADE COMO PRINCÍPIO NORTEADOR NA EJA: A IMPORTÂNCIA DA PRIORIZAÇÃO CURRICULAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135367 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8913 "inscrito_id" => 17245 "titulo" => "EQUIDADE COMO PRINCÍPIO NORTEADOR NA EJA: A IMPORTÂNCIA DA PRIORIZAÇÃO CURRICULAR" "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta de priorização curricular, visando contribuir para a alfabetização dos/as alunos/as da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Monsenhor José Camurça, em Icó, Ceará. Objetivando a ressignificação das aulas da EJA, a presente pesquisa busca ofertar, de forma acolhedora e dinâmica, a flexibilização do ensino da matriz de Língua Portuguesa. Sendo, desse modo, um estudo de natureza aplicada, com base nas pesquisas bibliográfica, documental, experimental e participante. Como critérios e instrumentos de coletas de dados serão realizadas rodas de conversas e entrevistas. De caráter qualitativo e descritivo, a proposta sugere o uso de material didático construído a partir dos contextos situacionais e culturais dos/as aprendentes, direcionado para habilidades de coordenação motora, de vocabulário, de domínio das letras, de consciência fonológica, de compreensão leitora e de escrita. Portanto, apresentar estratégias que priorizem o que precisa ser priorizado para a aprendizagem significativa de um público tão heterogêneo, oriundos de diversas realidades, é proporcionar equidade, oportunidades, desenvolvimento pleno, garantia de direitos. Assim, este trabalho contribuirá para amenizar os impactos do analfabetismo na sociedade, bem como com o fortalecimento da atuação pedagógica nessa etapa de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17245_TB8913_01072025111749.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAQUELINE" "autor_email" => "raqueline.chaves@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135367 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8913 "inscrito_id" => 17245 "titulo" => "EQUIDADE COMO PRINCÍPIO NORTEADOR NA EJA: A IMPORTÂNCIA DA PRIORIZAÇÃO CURRICULAR" "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta de priorização curricular, visando contribuir para a alfabetização dos/as alunos/as da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Monsenhor José Camurça, em Icó, Ceará. Objetivando a ressignificação das aulas da EJA, a presente pesquisa busca ofertar, de forma acolhedora e dinâmica, a flexibilização do ensino da matriz de Língua Portuguesa. Sendo, desse modo, um estudo de natureza aplicada, com base nas pesquisas bibliográfica, documental, experimental e participante. Como critérios e instrumentos de coletas de dados serão realizadas rodas de conversas e entrevistas. De caráter qualitativo e descritivo, a proposta sugere o uso de material didático construído a partir dos contextos situacionais e culturais dos/as aprendentes, direcionado para habilidades de coordenação motora, de vocabulário, de domínio das letras, de consciência fonológica, de compreensão leitora e de escrita. Portanto, apresentar estratégias que priorizem o que precisa ser priorizado para a aprendizagem significativa de um público tão heterogêneo, oriundos de diversas realidades, é proporcionar equidade, oportunidades, desenvolvimento pleno, garantia de direitos. Assim, este trabalho contribuirá para amenizar os impactos do analfabetismo na sociedade, bem como com o fortalecimento da atuação pedagógica nessa etapa de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17245_TB8913_01072025111749.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAQUELINE" "autor_email" => "raqueline.chaves@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }