A-COR-DAR: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA GRADUAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135338 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8867 "inscrito_id" => 15368 "titulo" => "A-COR-DAR: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA GRADUAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE" "resumo" => "As atividades extensionistas se tornaram elemento obrigatório da formação dos cursos de graduação por meio da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Com objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, a resolução visa oportunizar a interação transformadora entre as Instituições de ensino superior e a sociedade. Com tal intuito, foi criada em 2024 a AEX - Atividade Extensionista: A-Cor-Dar, na USP de Ribeirão Preto. A proposta envolve a realização de encontros formativos sobre Neurociências, Saúde e Educação, voltados a crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam diferentes ONGs, na periferia da cidade de Ribeirão Preto. Com foco nos estudos em Neurociências, Educação e Saúde, A-cor-dar é um convite à despertamos para novas formas de viver no mundo contemporâneo. Em termos metodológicos o projeto foi realizado em quatro etapas: a) estudo e revisão de literatura acerca dos temas: sono e implicações para aprendizagem; uso de recursos tecnológicos e implicações para aprendizagem; alimentação e implicações para aprendizagem; b) definição de metodologias ativas, preparação de material de apoio voltados à reorganização das 3 oficinas: Dormir para aprender (importância de dormir bem); Sai dessa tela, menino! (impactos do uso de telas para saúde); Comer bem para viver melhor! (impactos da boa alimentação na aprendizagem); c) realização de oficinas quinzenais em ONGs. As oficinas foram com jogos e brincadeiras, produção de maquetes e livretos, contação de histórias, gincanas e rodas de conversa. A atividade já envolveu 40 graduandos e mais de 300 pessoas de 3 ONGS da cidade. Para os graduandos, a experiência é descrita como enriquecedora oportunidade marcada por intensos momentos de aprendizado. Cada etapa do processo contribuiu para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, sensibilidade comunicacional e uma compreensão mais profunda sobre os desafios e a importância do trabalho educativo em contextos comunitários." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15368_TB8867_14072025095747.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA DE JESUS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "joanaj@ffclrp.usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135338 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8867 "inscrito_id" => 15368 "titulo" => "A-COR-DAR: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA GRADUAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE" "resumo" => "As atividades extensionistas se tornaram elemento obrigatório da formação dos cursos de graduação por meio da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Com objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, a resolução visa oportunizar a interação transformadora entre as Instituições de ensino superior e a sociedade. Com tal intuito, foi criada em 2024 a AEX - Atividade Extensionista: A-Cor-Dar, na USP de Ribeirão Preto. A proposta envolve a realização de encontros formativos sobre Neurociências, Saúde e Educação, voltados a crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam diferentes ONGs, na periferia da cidade de Ribeirão Preto. Com foco nos estudos em Neurociências, Educação e Saúde, A-cor-dar é um convite à despertamos para novas formas de viver no mundo contemporâneo. Em termos metodológicos o projeto foi realizado em quatro etapas: a) estudo e revisão de literatura acerca dos temas: sono e implicações para aprendizagem; uso de recursos tecnológicos e implicações para aprendizagem; alimentação e implicações para aprendizagem; b) definição de metodologias ativas, preparação de material de apoio voltados à reorganização das 3 oficinas: Dormir para aprender (importância de dormir bem); Sai dessa tela, menino! (impactos do uso de telas para saúde); Comer bem para viver melhor! (impactos da boa alimentação na aprendizagem); c) realização de oficinas quinzenais em ONGs. As oficinas foram com jogos e brincadeiras, produção de maquetes e livretos, contação de histórias, gincanas e rodas de conversa. A atividade já envolveu 40 graduandos e mais de 300 pessoas de 3 ONGS da cidade. Para os graduandos, a experiência é descrita como enriquecedora oportunidade marcada por intensos momentos de aprendizado. Cada etapa do processo contribuiu para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, sensibilidade comunicacional e uma compreensão mais profunda sobre os desafios e a importância do trabalho educativo em contextos comunitários." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15368_TB8867_14072025095747.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA DE JESUS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "joanaj@ffclrp.usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }