Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO LITERÁRIO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135220
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8688
    "inscrito_id" => 18657
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente resumo faz parte do projeto sob o título Letramento Literário: ferramenta pedagógica de ensino na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coordenado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ancorou-se no objetivo geral de realizar atividades práticas com aporte no Letramento Literário por meio do contato com a literatura infantil brasileira sob três perspectivas principais: popular, canônica e a marginal-periférica. O projeto adotou a abordagem qualitativa e, como lócus da pesquisa, uma escola da rede municipal de educação na cidade de Teresina-PI, envolvendo cerca de 200 (duzentas) crianças, 10 (dez) professores e gestores da Escola; além dos integrantes do Grupo PET, participaram estudantes do Curso de Pedagogia, Letras e História, além de professores lotados no Centro de Ciências da Educação – CCE/UFPI. Na fundamentação teórica fez uso de obras de autores como Renata Junqueira de Sousa e Rildo Cosson (2017), Magda Soares (2009) e Kenia Adriana de Aquino (2016). Dentre as obras literárias trabalhadas com as crianças, destacam-se: Os monstros e as cores (Llenas, 2018); Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado (2011); A Cor de Coraline”, do autor Alexandre Rampazo (2017); A história do leão que não sabia escrever, de Martin Baltscheit (2010) e outros. Os textos literários, de gêneros variados, proporcionaram às crianças a leitura e compreensão com certa autonomia, além de propiciar o gosto pela leitura. Destaque-se, também, o reconhecimento de que estes textos fazem parte do mundo do imaginário infantil, apresentam uma dimensão lúdica, estimulam e valorizam o encantamento, constituindo-se como patrimônio artístico da humanidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18657_TB8688_23062025210916.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDA MARA LOPES ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "HILDA"
    "autor_email" => "lopeshildamara655@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135220
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8688
    "inscrito_id" => 18657
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente resumo faz parte do projeto sob o título Letramento Literário: ferramenta pedagógica de ensino na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coordenado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ancorou-se no objetivo geral de realizar atividades práticas com aporte no Letramento Literário por meio do contato com a literatura infantil brasileira sob três perspectivas principais: popular, canônica e a marginal-periférica. O projeto adotou a abordagem qualitativa e, como lócus da pesquisa, uma escola da rede municipal de educação na cidade de Teresina-PI, envolvendo cerca de 200 (duzentas) crianças, 10 (dez) professores e gestores da Escola; além dos integrantes do Grupo PET, participaram estudantes do Curso de Pedagogia, Letras e História, além de professores lotados no Centro de Ciências da Educação – CCE/UFPI. Na fundamentação teórica fez uso de obras de autores como Renata Junqueira de Sousa e Rildo Cosson (2017), Magda Soares (2009) e Kenia Adriana de Aquino (2016). Dentre as obras literárias trabalhadas com as crianças, destacam-se: Os monstros e as cores (Llenas, 2018); Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado (2011); A Cor de Coraline”, do autor Alexandre Rampazo (2017); A história do leão que não sabia escrever, de Martin Baltscheit (2010) e outros. Os textos literários, de gêneros variados, proporcionaram às crianças a leitura e compreensão com certa autonomia, além de propiciar o gosto pela leitura. Destaque-se, também, o reconhecimento de que estes textos fazem parte do mundo do imaginário infantil, apresentam uma dimensão lúdica, estimulam e valorizam o encantamento, constituindo-se como patrimônio artístico da humanidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18657_TB8688_23062025210916.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDA MARA LOPES ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "HILDA"
    "autor_email" => "lopeshildamara655@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente resumo faz parte do projeto sob o título Letramento Literário: ferramenta pedagógica de ensino na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coordenado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ancorou-se no objetivo geral de realizar atividades práticas com aporte no Letramento Literário por meio do contato com a literatura infantil brasileira sob três perspectivas principais: popular, canônica e a marginal-periférica. O projeto adotou a abordagem qualitativa e, como lócus da pesquisa, uma escola da rede municipal de educação na cidade de Teresina-PI, envolvendo cerca de 200 (duzentas) crianças, 10 (dez) professores e gestores da Escola; além dos integrantes do Grupo PET, participaram estudantes do Curso de Pedagogia, Letras e História, além de professores lotados no Centro de Ciências da Educação – CCE/UFPI. Na fundamentação teórica fez uso de obras de autores como Renata Junqueira de Sousa e Rildo Cosson (2017), Magda Soares (2009) e Kenia Adriana de Aquino (2016). Dentre as obras literárias trabalhadas com as crianças, destacam-se: Os monstros e as cores (Llenas, 2018); Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado (2011); A Cor de Coraline”, do autor Alexandre Rampazo (2017); A história do leão que não sabia escrever, de Martin Baltscheit (2010) e outros. Os textos literários, de gêneros variados, proporcionaram às crianças a leitura e compreensão com certa autonomia, além de propiciar o gosto pela leitura. Destaque-se, também, o reconhecimento de que estes textos fazem parte do mundo do imaginário infantil, apresentam uma dimensão lúdica, estimulam e valorizam o encantamento, constituindo-se como patrimônio artístico da humanidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.