Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CHAVE PARA A MATEMÁTICA DE WILLIAM OUGHTRED: UMA CONTRIBUIÇÃO INGLESA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO SÉCULO XVII

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135164
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8602
    "inscrito_id" => 18611
    "titulo" => "A CHAVE PARA A MATEMÁTICA DE WILLIAM OUGHTRED: UMA CONTRIBUIÇÃO INGLESA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO SÉCULO XVII"
    "resumo" => "O matemático e pastor anglicano William Oughtred nasceu em 05 de março de 1574 em Eton, Buckinghamshire, Inglaterra. Ele morreu em 30 de junho de 1660 em Albury, Surrey, Inglaterra. Oughtred foi extremamente generoso em ajudar pessoas que buscavam instrução em matemática, recusando-se a aceitar qualquer remuneração por tal instrução. Por mais de cinco décadas, auxiliou alguns dos matemáticos ingleses mais reconhecidos, como John Wallis, John Pell e Seth Ward, dentre outros. Além disso, manteve-se a par das ciências matemáticas do continente europeu, e por meio de correspondências ajudou na divulgação de resultados de matemáticos franceses e italianos na academia inglesa. Em 1631, contribuiu com a Educação Matemática permitindo a impressão de um manual que tinha utilizado no ensino de um de seus alunos. Esse importante material tornou-se famoso sob o título de Clavis Mathematicae (A Chave para a Matemática). Em sua primeira edição, o texto expõe, em menos de cem páginas, muito do conhecimento contemporâneo europeu sobre aritmética e álgebra. A excessiva utilização de simbolismo fez o denso texto ainda mais desafiador. Dos muitos símbolos introduzidos por Oughtred apenas dois ainda são amplamente utilizados, "×" para multiplicação e "::" para proporção. Marcando época, na Inglaterra, o texto tornou-se rapidamente um dos livros didáticos de matemática mais populares do século XVII. Por muitas vezes foi reimpresso tanto em latim, quanto em inglês, exercendo relevante influência formativa sobre o químico Robert Boyle (1627-1691), o arquiteto Christopher Wren (1632-1723) e o matemático-físico Isaac Newton (1643-1727), entre outros. Nossa pesquisa analisa o Clavis Mathematicae por meio de articulações entre a História e o Ensino da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18611_TB8602_23062025184104.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "glucheze@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135164
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8602
    "inscrito_id" => 18611
    "titulo" => "A CHAVE PARA A MATEMÁTICA DE WILLIAM OUGHTRED: UMA CONTRIBUIÇÃO INGLESA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO SÉCULO XVII"
    "resumo" => "O matemático e pastor anglicano William Oughtred nasceu em 05 de março de 1574 em Eton, Buckinghamshire, Inglaterra. Ele morreu em 30 de junho de 1660 em Albury, Surrey, Inglaterra. Oughtred foi extremamente generoso em ajudar pessoas que buscavam instrução em matemática, recusando-se a aceitar qualquer remuneração por tal instrução. Por mais de cinco décadas, auxiliou alguns dos matemáticos ingleses mais reconhecidos, como John Wallis, John Pell e Seth Ward, dentre outros. Além disso, manteve-se a par das ciências matemáticas do continente europeu, e por meio de correspondências ajudou na divulgação de resultados de matemáticos franceses e italianos na academia inglesa. Em 1631, contribuiu com a Educação Matemática permitindo a impressão de um manual que tinha utilizado no ensino de um de seus alunos. Esse importante material tornou-se famoso sob o título de Clavis Mathematicae (A Chave para a Matemática). Em sua primeira edição, o texto expõe, em menos de cem páginas, muito do conhecimento contemporâneo europeu sobre aritmética e álgebra. A excessiva utilização de simbolismo fez o denso texto ainda mais desafiador. Dos muitos símbolos introduzidos por Oughtred apenas dois ainda são amplamente utilizados, "×" para multiplicação e "::" para proporção. Marcando época, na Inglaterra, o texto tornou-se rapidamente um dos livros didáticos de matemática mais populares do século XVII. Por muitas vezes foi reimpresso tanto em latim, quanto em inglês, exercendo relevante influência formativa sobre o químico Robert Boyle (1627-1691), o arquiteto Christopher Wren (1632-1723) e o matemático-físico Isaac Newton (1643-1727), entre outros. Nossa pesquisa analisa o Clavis Mathematicae por meio de articulações entre a História e o Ensino da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18611_TB8602_23062025184104.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "glucheze@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O matemático e pastor anglicano William Oughtred nasceu em 05 de março de 1574 em Eton, Buckinghamshire, Inglaterra. Ele morreu em 30 de junho de 1660 em Albury, Surrey, Inglaterra. Oughtred foi extremamente generoso em ajudar pessoas que buscavam instrução em matemática, recusando-se a aceitar qualquer remuneração por tal instrução. Por mais de cinco décadas, auxiliou alguns dos matemáticos ingleses mais reconhecidos, como John Wallis, John Pell e Seth Ward, dentre outros. Além disso, manteve-se a par das ciências matemáticas do continente europeu, e por meio de correspondências ajudou na divulgação de resultados de matemáticos franceses e italianos na academia inglesa. Em 1631, contribuiu com a Educação Matemática permitindo a impressão de um manual que tinha utilizado no ensino de um de seus alunos. Esse importante material tornou-se famoso sob o título de Clavis Mathematicae (A Chave para a Matemática). Em sua primeira edição, o texto expõe, em menos de cem páginas, muito do conhecimento contemporâneo europeu sobre aritmética e álgebra. A excessiva utilização de simbolismo fez o denso texto ainda mais desafiador. Dos muitos símbolos introduzidos por Oughtred apenas dois ainda são amplamente utilizados, "×" para multiplicação e "::" para proporção. Marcando época, na Inglaterra, o texto tornou-se rapidamente um dos livros didáticos de matemática mais populares do século XVII. Por muitas vezes foi reimpresso tanto em latim, quanto em inglês, exercendo relevante influência formativa sobre o químico Robert Boyle (1627-1691), o arquiteto Christopher Wren (1632-1723) e o matemático-físico Isaac Newton (1643-1727), entre outros. Nossa pesquisa analisa o Clavis Mathematicae por meio de articulações entre a História e o Ensino da Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.