Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UNIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DE DISCENTES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135049
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8439
    "inscrito_id" => 3824
    "titulo" => "UNIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DE DISCENTES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de duas atividades de campo de um componente curricular do Curso de Ciência e Tecnologia da Uern Natal denominado de UCE (Unidade Curricular de Extensão) vinculada a um projeto de extensão na área de Meio ambiente e Reciclagem. O projeto de extensão possui três eixos de atuação: Reciclagem para produção artesanal, Conscientização em energias renováveis e Saúde Ambiental Urbana. Esse trabalho está relacionado ao último eixo, onde foi trabalhado uma ida de campo dos discentes a uma feira livre de bairro para observação das principais infrações sanitárias com potencial de impactar negativamente o meio ambiente e a saúde humana. Toda a experiência foi acompanhada e avaliada com a realização de um inventário fotográfico das infrações, obviamente sem ferir aspectos legais e bioéticos. O segundo momento foi a visita a uma escola municipal de ensino fundamental para se trabalhar pedagogicamente questões voltadas diretamente ao manejo de entulhos, descarte correto de lixo domiciliar e eliminação de água parada, um grupo trabalhou a importância dessas questões para o controle das Arboviroses e suas morbimortalidades e outro grupo para a prevenção de acidentes com animais peçonhentos, especialmente aracnídeos (Aranhas e Escorpiões) e serpentes venenosas. A experiência como um todo foi bem acolhida e avaliada pelo público alvo e os discentes, no sentido de conscientização para as questões ambientais urbanas e seus impactos na saúde humana, e como alunos do curso ciência e tecnologia e futuramente das engenharias que será o segundo ciclo de formação deles. Área de formação onde é muito necessário entender o impacto e o manejo consciente das questões ambientais com a participação e colaboração popular."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3824_TB8439_23062025102123.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÁCIO MICHEL DA CRUZ SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DÁCIO"
    "autor_email" => "daciomichel@uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135049
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8439
    "inscrito_id" => 3824
    "titulo" => "UNIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DE DISCENTES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de duas atividades de campo de um componente curricular do Curso de Ciência e Tecnologia da Uern Natal denominado de UCE (Unidade Curricular de Extensão) vinculada a um projeto de extensão na área de Meio ambiente e Reciclagem. O projeto de extensão possui três eixos de atuação: Reciclagem para produção artesanal, Conscientização em energias renováveis e Saúde Ambiental Urbana. Esse trabalho está relacionado ao último eixo, onde foi trabalhado uma ida de campo dos discentes a uma feira livre de bairro para observação das principais infrações sanitárias com potencial de impactar negativamente o meio ambiente e a saúde humana. Toda a experiência foi acompanhada e avaliada com a realização de um inventário fotográfico das infrações, obviamente sem ferir aspectos legais e bioéticos. O segundo momento foi a visita a uma escola municipal de ensino fundamental para se trabalhar pedagogicamente questões voltadas diretamente ao manejo de entulhos, descarte correto de lixo domiciliar e eliminação de água parada, um grupo trabalhou a importância dessas questões para o controle das Arboviroses e suas morbimortalidades e outro grupo para a prevenção de acidentes com animais peçonhentos, especialmente aracnídeos (Aranhas e Escorpiões) e serpentes venenosas. A experiência como um todo foi bem acolhida e avaliada pelo público alvo e os discentes, no sentido de conscientização para as questões ambientais urbanas e seus impactos na saúde humana, e como alunos do curso ciência e tecnologia e futuramente das engenharias que será o segundo ciclo de formação deles. Área de formação onde é muito necessário entender o impacto e o manejo consciente das questões ambientais com a participação e colaboração popular."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3824_TB8439_23062025102123.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÁCIO MICHEL DA CRUZ SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DÁCIO"
    "autor_email" => "daciomichel@uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho é fruto de duas atividades de campo de um componente curricular do Curso de Ciência e Tecnologia da Uern Natal denominado de UCE (Unidade Curricular de Extensão) vinculada a um projeto de extensão na área de Meio ambiente e Reciclagem. O projeto de extensão possui três eixos de atuação: Reciclagem para produção artesanal, Conscientização em energias renováveis e Saúde Ambiental Urbana. Esse trabalho está relacionado ao último eixo, onde foi trabalhado uma ida de campo dos discentes a uma feira livre de bairro para observação das principais infrações sanitárias com potencial de impactar negativamente o meio ambiente e a saúde humana. Toda a experiência foi acompanhada e avaliada com a realização de um inventário fotográfico das infrações, obviamente sem ferir aspectos legais e bioéticos. O segundo momento foi a visita a uma escola municipal de ensino fundamental para se trabalhar pedagogicamente questões voltadas diretamente ao manejo de entulhos, descarte correto de lixo domiciliar e eliminação de água parada, um grupo trabalhou a importância dessas questões para o controle das Arboviroses e suas morbimortalidades e outro grupo para a prevenção de acidentes com animais peçonhentos, especialmente aracnídeos (Aranhas e Escorpiões) e serpentes venenosas. A experiência como um todo foi bem acolhida e avaliada pelo público alvo e os discentes, no sentido de conscientização para as questões ambientais urbanas e seus impactos na saúde humana, e como alunos do curso ciência e tecnologia e futuramente das engenharias que será o segundo ciclo de formação deles. Área de formação onde é muito necessário entender o impacto e o manejo consciente das questões ambientais com a participação e colaboração popular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.