PEDAGOGIAS ANTIRRACISTAS E DECOLONIAIS – COMPROMISSOS FORMATIVOS COM AS MARGENS EPISTÊMICAS
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Desta feita, nesse contexto, a escola não deve ser neutra: é necessário que ela assuma o compromisso de dialogar com a realidade social dos discentes e a fim de desconstruir padrões que silenciam suas vozes. Embora existam leis com a finalidade de incluir conteúdos sobre culturas afro-brasileiras e indígenas no currículo escolar, o que se observa, na maioria das vezes, é a real fragilidade na implementação dessas políticas. A baixa presença de conteúdos representativos, tanto nos materiais didáticos quanto nas práticas educativas cotidianas, compromete a construção de uma escola mais justa e inclusiva. Percebe-se que, em pleno século XXI, instituições de ensino ainda lutam para romper com a lógica de uma educação baseada em um modelo único de conhecimento, geralmente eurocentrado, e pouco sensível à diversidade cultural existem no Brasil. O objetivo deste trabalho é apresentar experiências que promovam mudanças reais por meio de metodologias voltadas à escuta, à participação e à valorização das vivências dos discentes negros, indígenas e periféricos. Esses processos revelam caminhos para a construção de uma educação crítica, participativa, ativa e comprometida com a transformação social. Ao reconhecer os territórios populares como espaços legítimos de saber, reforça-se o papel da escola como agente ativo na promoção da equidade e da justiça racial." 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