RESISTÊNCIA POR PARTE DE PROFESSORES EM ADOTAR O LÚDICO EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131823 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3879 "inscrito_id" => 4570 "titulo" => "RESISTÊNCIA POR PARTE DE PROFESSORES EM ADOTAR O LÚDICO EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O estudo analisou a resistência de professores em utilizar a ludicidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e seus impactos na aprendizagem, com base na percepção de professores da Rede Municipal de Educação de Chapadinha – MA. Os objetivos específicos foram compreender a relevância do lúdico nos primeiros anos escolares, analisar as práticas pedagógicas em sala de aula e identificar as dificuldades na adoção do ensino lúdico. A pesquisa buscou entender o motivo da resistência de professores em trabalhar com a ludicidade nas salas de aula. A discussão fundamentou-se em teóricos como Kishimoto (2006), Vygotsky (1979), Piaget (1971) e Freire (2017). A metodologia adotada inclui pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários com perguntas abertas aplicados a 15 professores de cinco escolas municipais. Os resultados indicam que os docentes reconhecem a importância do lúdico no ambiente escolar e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e criativo dos alunos. No entanto, desafios como a falta de interesse dos estudantes, a necessidade de formação continuada e a carência de materiais didáticos dificultam sua implementação. O estudo destaca a importância de investir em recursos pedagógicos para proporcionar um ambiente educativo mais estimulante e eficiente, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4570_TB3879_16032025205500.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELSON CHEIBEL SIMOES" "autor_nome_curto" => "ADELSON" "autor_email" => "adelsonsimoes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131823 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3879 "inscrito_id" => 4570 "titulo" => "RESISTÊNCIA POR PARTE DE PROFESSORES EM ADOTAR O LÚDICO EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O estudo analisou a resistência de professores em utilizar a ludicidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e seus impactos na aprendizagem, com base na percepção de professores da Rede Municipal de Educação de Chapadinha – MA. Os objetivos específicos foram compreender a relevância do lúdico nos primeiros anos escolares, analisar as práticas pedagógicas em sala de aula e identificar as dificuldades na adoção do ensino lúdico. A pesquisa buscou entender o motivo da resistência de professores em trabalhar com a ludicidade nas salas de aula. A discussão fundamentou-se em teóricos como Kishimoto (2006), Vygotsky (1979), Piaget (1971) e Freire (2017). A metodologia adotada inclui pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários com perguntas abertas aplicados a 15 professores de cinco escolas municipais. Os resultados indicam que os docentes reconhecem a importância do lúdico no ambiente escolar e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e criativo dos alunos. No entanto, desafios como a falta de interesse dos estudantes, a necessidade de formação continuada e a carência de materiais didáticos dificultam sua implementação. O estudo destaca a importância de investir em recursos pedagógicos para proporcionar um ambiente educativo mais estimulante e eficiente, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4570_TB3879_16032025205500.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELSON CHEIBEL SIMOES" "autor_nome_curto" => "ADELSON" "autor_email" => "adelsonsimoes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }