Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DO ENSINO DO AÇAÍ NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134581
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7729
    "inscrito_id" => 14374
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DO ENSINO DO AÇAÍ NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I"
    "resumo" => "A educação interdisciplinar visa agregar diferentes áreas do conhecimento, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Desse modo, este relato de experiência, realizado no contexto do Estágio Supervisionado I, descreve uma prática pedagógica interdisciplinar desenvolvida em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede estadual de ensino do Estado do Pará. Assim, esta prática buscou relacionar as áreas de Linguagem, Matemática e Ciências, tendo como eixo integrador o açaí - fruto típico da região amazônica e presente no cotidiano escolar e familiar da turma. As atividades incluíram contação de história, produção de receitas, degustação do fruto do açaí com uma mesa típica paraense e atividades práticas de medidas de capacidade e massa. A metodologia adotou uma abordagem lúdica e contextualizada, promovendo significativa participação dos alunos e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades em leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático por meio de estratégias de apoio, como o trabalho em duplas e a leitura compartilhada de informações. Sendo assim, observou-se que a associação de conteúdos didáticos escolares ligados às práticas cotidianas dos alunos, favoreceu a compreensão dos conceitos abordados, a valorização da cultura local e o fortalecimento dos vínculos afetivos entre alunos e estagiárias. Portanto, a experiência revelou que propostas interdisciplinares, quando bem planejadas e contextualizadas, tornam a aprendizagem mais relevante e divertida, como também, destaca a importância de considerar os interesses e a cultura dos alunos para tornar o processo educativo mais eficaz. Por fim, a interação vivenciada entre estagiárias e alunos, reforçou a importância da prática pedagógica sensível e criativa na formação docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14374_TB7729_29042025214231.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ISABELLE PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Antonia Souza"
    "autor_email" => "isabellesouza.1213@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134581
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7729
    "inscrito_id" => 14374
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DO ENSINO DO AÇAÍ NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I"
    "resumo" => "A educação interdisciplinar visa agregar diferentes áreas do conhecimento, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Desse modo, este relato de experiência, realizado no contexto do Estágio Supervisionado I, descreve uma prática pedagógica interdisciplinar desenvolvida em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede estadual de ensino do Estado do Pará. Assim, esta prática buscou relacionar as áreas de Linguagem, Matemática e Ciências, tendo como eixo integrador o açaí - fruto típico da região amazônica e presente no cotidiano escolar e familiar da turma. As atividades incluíram contação de história, produção de receitas, degustação do fruto do açaí com uma mesa típica paraense e atividades práticas de medidas de capacidade e massa. A metodologia adotou uma abordagem lúdica e contextualizada, promovendo significativa participação dos alunos e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades em leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático por meio de estratégias de apoio, como o trabalho em duplas e a leitura compartilhada de informações. Sendo assim, observou-se que a associação de conteúdos didáticos escolares ligados às práticas cotidianas dos alunos, favoreceu a compreensão dos conceitos abordados, a valorização da cultura local e o fortalecimento dos vínculos afetivos entre alunos e estagiárias. Portanto, a experiência revelou que propostas interdisciplinares, quando bem planejadas e contextualizadas, tornam a aprendizagem mais relevante e divertida, como também, destaca a importância de considerar os interesses e a cultura dos alunos para tornar o processo educativo mais eficaz. Por fim, a interação vivenciada entre estagiárias e alunos, reforçou a importância da prática pedagógica sensível e criativa na formação docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14374_TB7729_29042025214231.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ISABELLE PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Antonia Souza"
    "autor_email" => "isabellesouza.1213@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação interdisciplinar visa agregar diferentes áreas do conhecimento, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Desse modo, este relato de experiência, realizado no contexto do Estágio Supervisionado I, descreve uma prática pedagógica interdisciplinar desenvolvida em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede estadual de ensino do Estado do Pará. Assim, esta prática buscou relacionar as áreas de Linguagem, Matemática e Ciências, tendo como eixo integrador o açaí - fruto típico da região amazônica e presente no cotidiano escolar e familiar da turma. As atividades incluíram contação de história, produção de receitas, degustação do fruto do açaí com uma mesa típica paraense e atividades práticas de medidas de capacidade e massa. A metodologia adotou uma abordagem lúdica e contextualizada, promovendo significativa participação dos alunos e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades em leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático por meio de estratégias de apoio, como o trabalho em duplas e a leitura compartilhada de informações. Sendo assim, observou-se que a associação de conteúdos didáticos escolares ligados às práticas cotidianas dos alunos, favoreceu a compreensão dos conceitos abordados, a valorização da cultura local e o fortalecimento dos vínculos afetivos entre alunos e estagiárias. Portanto, a experiência revelou que propostas interdisciplinares, quando bem planejadas e contextualizadas, tornam a aprendizagem mais relevante e divertida, como também, destaca a importância de considerar os interesses e a cultura dos alunos para tornar o processo educativo mais eficaz. Por fim, a interação vivenciada entre estagiárias e alunos, reforçou a importância da prática pedagógica sensível e criativa na formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.