PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS
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As informações obtidas permitiram compreender as percepções dos participantes sobre a inclusão de crianças autistas. Verificou-se que, há um consenso entre as professoras sobre a importância da inclusão escolar, mas apontam um sentimento despreparo e insegurança para trabalhar com as crianças autistas. Embora haja um esforço nas práticas em sala de aula para promover melhorias na inclusão dessas crianças, as profissionais enfrentam dificuldades em lidar com as demandas cotidianas, que exigem um ensino mais individualizado, como o que as crianças autistas necessitam, adaptar o plano de aula para contemplar essas crianças a falta de profissionais de apoio, como a presença de cuidadoras e materiais pedagógicos adaptados, além de mais suporte institucional mais abrangente. Além disso, o trabalho de fazer com que as com as crianças autistas se interessem pelas atividades cotidianas, socializarem com os colegas e se comunicarem também tem gerado dificuldades. Conclui-se que a inclusão de crianças autistas na Educação Infantil ainda demanda avanços, sendo importante que futuras pesquisas se aprofundem nas práticas pedagógicas inclusivas a partir da abordagem psicanalítica, para ampliar o entendimento sobre a singularidade de cada criança e contribuir para um ambiente escolar mais acolhedor e eficaz." 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