Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS E INTERFACES DIGITAIS NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: EXPLORANDO A INOVAÇÃO E OS PROCESSOS COGNITIVOS NA PERSPECTIVA DO DESIGNER EDUCACIONAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho investiga como as tecnologias e interfaces digitais podem ser utilizadas de forma estratégica na criação de materiais didáticos inovadores, considerando os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem, sob a ótica do designer educacional. O estudo parte da compreensão de que, apesar do crescimento no uso de recursos digitais na educação, ainda há desafios significativos na elaboração de materiais que, além de atrativos, promovam uma aprendizagem significativa. A pesquisa fundamenta-se em autores como Behar e Costa (2016), Coll et al. (2017), Brown (2010) e Karsenti (2017), que discutem o papel do designer educacional, os processos cognitivos e a importância da inovação centrada no aluno. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, permitindo o envolvimento direto dos participantes na criação, implementação e avaliação de materiais digitais, com base em um modelo de design educacional proposto. Os resultados esperados envolvem a criação de diretrizes e ferramentas que contribuam para a melhoria da qualidade dos materiais didáticos, considerando a usabilidade, a acessibilidade e a personalização do ensino. Além disso, busca-se contribuir com a capacitação de designers educacionais e fortalecer a integração entre tecnologia, pedagogia e cognição.

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