DOCÊNCIA EM CONSTRUÇÃO: A CAMINHADA DO PIBID/QUÍMICA/CCA/UFPB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133212 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5756 "inscrito_id" => 11843 "titulo" => "DOCÊNCIA EM CONSTRUÇÃO: A CAMINHADA DO PIBID/QUÍMICA/CCA/UFPB" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem desempenhado um papel fundamental na formação dos licenciandos, preparando-os para os desafios da docência e contribuindo para o fortalecimento dos cursos de licenciatura em Química, bem como para a melhoria da educação básica pública no Brasil. No subprojeto de Química do CCA/UFPB, diversas atividades formativas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de enriquecer a trajetória acadêmica e profissional dos pibidianos, tais como palestras, seminários, rodas de conversa, mesas de debate, reuniões e participação nos planejamentos pedagógicos das escolas parceiras. Com base nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos pibidianos, autores deste artigo, ao participarem dessas formações. As atividades ocorreram entre dezembro de 2024 e abril de 2025, de forma presencial, no Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPB) e nas escolas estaduais parceiras, além de encontros remotos realizados por meio da plataforma Google Meet. Entre os destaques estão: reuniões internas; participação nos planejamentos pedagógicos das escolas parceiras; a roda de conversa “Conversa sobre a observação da escola”; a palestra “O ensinar-aprender Ciências: a Química como forma de reflexão e transformação do dia a dia”; as mesas de debate “Estamos Aqui Contra o Assédio e Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres” e “Por trás de toda grande ideia, existe uma grande mulher”; além do seminário “Com-fabulando outros possíveis na pesquisa em Educação Química”. Essas vivências, somadas ao minicurso “Contribuições da Análise Textual Discursiva (ATD) na pesquisa em Educação Química”, ampliaram nossa compreensão sobre os desafios e possibilidades da prática docente. Esses momentos fortaleceram o compromisso com uma educação crítica, reflexiva e transformadora, contribuindo diretamente para a construção da nossa identidade docente mais sólida, consciente e alinhada às demandas da educação básica pública brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11843_TB5756_08042025141803.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÊLYSSON SILVA" "autor_nome_curto" => "TAÊLYSSON" "autor_email" => "taelysson.silva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133212 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5756 "inscrito_id" => 11843 "titulo" => "DOCÊNCIA EM CONSTRUÇÃO: A CAMINHADA DO PIBID/QUÍMICA/CCA/UFPB" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem desempenhado um papel fundamental na formação dos licenciandos, preparando-os para os desafios da docência e contribuindo para o fortalecimento dos cursos de licenciatura em Química, bem como para a melhoria da educação básica pública no Brasil. No subprojeto de Química do CCA/UFPB, diversas atividades formativas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de enriquecer a trajetória acadêmica e profissional dos pibidianos, tais como palestras, seminários, rodas de conversa, mesas de debate, reuniões e participação nos planejamentos pedagógicos das escolas parceiras. Com base nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos pibidianos, autores deste artigo, ao participarem dessas formações. As atividades ocorreram entre dezembro de 2024 e abril de 2025, de forma presencial, no Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPB) e nas escolas estaduais parceiras, além de encontros remotos realizados por meio da plataforma Google Meet. Entre os destaques estão: reuniões internas; participação nos planejamentos pedagógicos das escolas parceiras; a roda de conversa “Conversa sobre a observação da escola”; a palestra “O ensinar-aprender Ciências: a Química como forma de reflexão e transformação do dia a dia”; as mesas de debate “Estamos Aqui Contra o Assédio e Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres” e “Por trás de toda grande ideia, existe uma grande mulher”; além do seminário “Com-fabulando outros possíveis na pesquisa em Educação Química”. Essas vivências, somadas ao minicurso “Contribuições da Análise Textual Discursiva (ATD) na pesquisa em Educação Química”, ampliaram nossa compreensão sobre os desafios e possibilidades da prática docente. Esses momentos fortaleceram o compromisso com uma educação crítica, reflexiva e transformadora, contribuindo diretamente para a construção da nossa identidade docente mais sólida, consciente e alinhada às demandas da educação básica pública brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11843_TB5756_08042025141803.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÊLYSSON SILVA" "autor_nome_curto" => "TAÊLYSSON" "autor_email" => "taelysson.silva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }