Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: TRABALHO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PAULISTA – PE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134283
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7243
    "inscrito_id" => 16006
    "titulo" => "ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: TRABALHO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PAULISTA – PE"
    "resumo" => "A abordagem de educação em tempo integral promovida na Escola Municipal Maria José Barbosa, localizada no bairro do Janga, em Paulista - PE, destaca-se por seu foco em uma formação holística, que valoriza o desenvolvimento integral dos estudantes, especialmente aqueles inseridos em contextos socioeconômicos e sociais desafiadores. Essa proposta visa não apenas ampliar o conhecimento acadêmico, mas também estimular habilidades socioafetivas, criatividade, autonomia e protagonismo dos alunos, preparando-os para atuar de forma ativa e consciente na sociedade. A Educação Física desempenha um papel fundamental nesse contexto, atuando como um potente recurso pedagógico que vai além da simples prática de esportes ou atividades físicas. Ela proporciona experiências que envolvem o corpo, a cultura, a socialização e a expressão, contribuindo para a construção de uma identidade corporal, o respeito ao próximo e a autonomia dos estudantes. Por meio de práticas corporais, ritmos, esportes e atividades recreativas, a disciplina ajuda a ampliar o universo cultural dos alunos, promovendo reflexões sobre suas realidades sociais e fortalecendo hábitos de vida saudável. Na perspectiva de uma educação em tempo integral, a Educação Física também auxilia na formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e capazes de exercer sua autonomia, estimulando o movimento como uma forma de expressão cultural e social. Essas práticas estimulam a inclusão, a participação e o desenvolvimento de uma postura crítica, especialmente importante para estudantes em situação de vulnerabilidade social, promovendo o empoderamento e a transformação social. Dessa forma, a Educação Física na Escola Maria José Barbosa se apresenta como uma disciplina que contribui para uma educação participativa, contextualizada e transformadora, alinhada aos princípios de uma educação integral. Ela ajuda a formar indivíduos mais completos, capazes de refletir sobre sua realidade, expressar-se de forma criativa e atuar como protagonistas de suas próprias vidas e de suas comunidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16006_TB7243_24042025225203.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANTONIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSE"
    "autor_email" => "toinho415263@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134283
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7243
    "inscrito_id" => 16006
    "titulo" => "ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: TRABALHO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PAULISTA – PE"
    "resumo" => "A abordagem de educação em tempo integral promovida na Escola Municipal Maria José Barbosa, localizada no bairro do Janga, em Paulista - PE, destaca-se por seu foco em uma formação holística, que valoriza o desenvolvimento integral dos estudantes, especialmente aqueles inseridos em contextos socioeconômicos e sociais desafiadores. Essa proposta visa não apenas ampliar o conhecimento acadêmico, mas também estimular habilidades socioafetivas, criatividade, autonomia e protagonismo dos alunos, preparando-os para atuar de forma ativa e consciente na sociedade. A Educação Física desempenha um papel fundamental nesse contexto, atuando como um potente recurso pedagógico que vai além da simples prática de esportes ou atividades físicas. Ela proporciona experiências que envolvem o corpo, a cultura, a socialização e a expressão, contribuindo para a construção de uma identidade corporal, o respeito ao próximo e a autonomia dos estudantes. Por meio de práticas corporais, ritmos, esportes e atividades recreativas, a disciplina ajuda a ampliar o universo cultural dos alunos, promovendo reflexões sobre suas realidades sociais e fortalecendo hábitos de vida saudável. Na perspectiva de uma educação em tempo integral, a Educação Física também auxilia na formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e capazes de exercer sua autonomia, estimulando o movimento como uma forma de expressão cultural e social. Essas práticas estimulam a inclusão, a participação e o desenvolvimento de uma postura crítica, especialmente importante para estudantes em situação de vulnerabilidade social, promovendo o empoderamento e a transformação social. Dessa forma, a Educação Física na Escola Maria José Barbosa se apresenta como uma disciplina que contribui para uma educação participativa, contextualizada e transformadora, alinhada aos princípios de uma educação integral. Ela ajuda a formar indivíduos mais completos, capazes de refletir sobre sua realidade, expressar-se de forma criativa e atuar como protagonistas de suas próprias vidas e de suas comunidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16006_TB7243_24042025225203.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANTONIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSE"
    "autor_email" => "toinho415263@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A abordagem de educação em tempo integral promovida na Escola Municipal Maria José Barbosa, localizada no bairro do Janga, em Paulista - PE, destaca-se por seu foco em uma formação holística, que valoriza o desenvolvimento integral dos estudantes, especialmente aqueles inseridos em contextos socioeconômicos e sociais desafiadores. Essa proposta visa não apenas ampliar o conhecimento acadêmico, mas também estimular habilidades socioafetivas, criatividade, autonomia e protagonismo dos alunos, preparando-os para atuar de forma ativa e consciente na sociedade. A Educação Física desempenha um papel fundamental nesse contexto, atuando como um potente recurso pedagógico que vai além da simples prática de esportes ou atividades físicas. Ela proporciona experiências que envolvem o corpo, a cultura, a socialização e a expressão, contribuindo para a construção de uma identidade corporal, o respeito ao próximo e a autonomia dos estudantes. Por meio de práticas corporais, ritmos, esportes e atividades recreativas, a disciplina ajuda a ampliar o universo cultural dos alunos, promovendo reflexões sobre suas realidades sociais e fortalecendo hábitos de vida saudável. Na perspectiva de uma educação em tempo integral, a Educação Física também auxilia na formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e capazes de exercer sua autonomia, estimulando o movimento como uma forma de expressão cultural e social. Essas práticas estimulam a inclusão, a participação e o desenvolvimento de uma postura crítica, especialmente importante para estudantes em situação de vulnerabilidade social, promovendo o empoderamento e a transformação social. Dessa forma, a Educação Física na Escola Maria José Barbosa se apresenta como uma disciplina que contribui para uma educação participativa, contextualizada e transformadora, alinhada aos princípios de uma educação integral. Ela ajuda a formar indivíduos mais completos, capazes de refletir sobre sua realidade, expressar-se de forma criativa e atuar como protagonistas de suas próprias vidas e de suas comunidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.