POR QUE ESTUDAR O TRÁGICO? ÉDIPO REI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134180 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7083 "inscrito_id" => 15247 "titulo" => "POR QUE ESTUDAR O TRÁGICO? ÉDIPO REI" "resumo" => "O presente projeto de pesquisa intitulado: Por que estudar o trágico? ÉDIPO REI visa contribuir com um resgate ao estudo do trágico já no contexto do ensino médio. Lembramos que a tragédia era, entre os gregos, possuidora uma função educativa, fazia parte da paidéia de um jovem, e a cidadania não poderia ignorá-la. Sendo assim, proporcionar este resgate do trágico, sob a luz da filosofia, nos ajudará a construir um debate que nos habilite pensar o trágico também hoje. E pensar inclusive a questão da permanência do trágico no mundo contemporâneo. O poder que ele possui sobre a ótica das pessoas simples ou mais instruídas. Refletir sobre a tragédia é uma tarefa que nos faz olhar novamente o mundo, de modo a buscar enxergar as relações humanas sob a luz do trágico, ou seja, sem negligenciá-lo. Isso não é torná-lo natural, senão avaliar como ele pode nos ajudar a compreender a existência hoje. Projeto desenvolvido no IFPB-JP com o objetivo de: Compreender e construir uma investigação acerca das tragédias gregas, de modo que o projeto possa desenvolver uma articulação com a filosofia. A tragédia nuclear para este estudo é Édipo Rei. A partir dela buscaremos intermediar uma interpretação do texto com vistas ao diálogo com a filosofia e a cultura. Por se tratar de um trabalho de pesquisa teórica, o material de pesquisa a ser utilizado são os textos, referencial bibliográfico que consta nas referências deste projeto. Além disso, com vistas a uma atualização, faremos uso de mídias digitais, tais como recursos cinematográficos já existentes sobre a temática. O método a ser utilizado é o levantamento de bibliografia, no primeiro momento, e a apropriação da obra e de seus conceitos num segundo momento. Construção da pesquisa em caráter permanente, tendo em vista o caráter iniciático do PIBIC-EM. Por fim, serão trabalhar-se-á também com a elaboração dos textos a serem publicados e/ou apresentados em eventos de pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15247_TB7083_15042025225914.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DA SILVA NERY JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MARCOS JÚNIOR" "autor_email" => "neryjunior77@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134180 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7083 "inscrito_id" => 15247 "titulo" => "POR QUE ESTUDAR O TRÁGICO? ÉDIPO REI" "resumo" => "O presente projeto de pesquisa intitulado: Por que estudar o trágico? ÉDIPO REI visa contribuir com um resgate ao estudo do trágico já no contexto do ensino médio. Lembramos que a tragédia era, entre os gregos, possuidora uma função educativa, fazia parte da paidéia de um jovem, e a cidadania não poderia ignorá-la. Sendo assim, proporcionar este resgate do trágico, sob a luz da filosofia, nos ajudará a construir um debate que nos habilite pensar o trágico também hoje. E pensar inclusive a questão da permanência do trágico no mundo contemporâneo. O poder que ele possui sobre a ótica das pessoas simples ou mais instruídas. Refletir sobre a tragédia é uma tarefa que nos faz olhar novamente o mundo, de modo a buscar enxergar as relações humanas sob a luz do trágico, ou seja, sem negligenciá-lo. Isso não é torná-lo natural, senão avaliar como ele pode nos ajudar a compreender a existência hoje. Projeto desenvolvido no IFPB-JP com o objetivo de: Compreender e construir uma investigação acerca das tragédias gregas, de modo que o projeto possa desenvolver uma articulação com a filosofia. A tragédia nuclear para este estudo é Édipo Rei. A partir dela buscaremos intermediar uma interpretação do texto com vistas ao diálogo com a filosofia e a cultura. Por se tratar de um trabalho de pesquisa teórica, o material de pesquisa a ser utilizado são os textos, referencial bibliográfico que consta nas referências deste projeto. Além disso, com vistas a uma atualização, faremos uso de mídias digitais, tais como recursos cinematográficos já existentes sobre a temática. O método a ser utilizado é o levantamento de bibliografia, no primeiro momento, e a apropriação da obra e de seus conceitos num segundo momento. Construção da pesquisa em caráter permanente, tendo em vista o caráter iniciático do PIBIC-EM. Por fim, serão trabalhar-se-á também com a elaboração dos textos a serem publicados e/ou apresentados em eventos de pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15247_TB7083_15042025225914.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DA SILVA NERY JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MARCOS JÚNIOR" "autor_email" => "neryjunior77@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }