EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: AVANÇOS E COMPLEXIDADES DA ATUAÇÃO DOCENTE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134179 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7082 "inscrito_id" => 12427 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: AVANÇOS E COMPLEXIDADES DA ATUAÇÃO DOCENTE." "resumo" => "Pensar no ensino de matemática, a partir de uma perspectiva inclusiva é um desafio permanente. O fato da legislação brasileira garantir o acesso à educação para todas as pessoas não significa que sejam incluídas nos processos escolares, como afirma Mantoan (2003). As complexidades que atravessam a atuação docente contribuem para a exclusão de estudantes que, por suas singularidades, não correspondem ao que o sistema apresenta como o perfil ideal. Para conceber estratégias que possibilitem a construção de conhecimentos por todos os alunos, é preciso que o professor tenha condições de compreender as particularidades de cada estudante, a fim de propor percursos singulares no processo de aprendizagem. Nesse contexto, a matemática se afirma como um componente curricular que pode representar uma barreira para muitos estudantes, embora tenha um imenso potencial para intervenções pedagógicas que valorizem a diversidade nos aspectos cognitivos, sociais e afetivos. O objetivo da comunicação é o de apresentar práticas inclusivas para a aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, exemplificando-as por meio da exploração das quatro operações matemáticas, a fim de afirmar a concepção de uma matemática inclusiva e para todos os estudantes, tal como os pesquisadores D’Ambrosio (2002), Smole e Muniz (2013) e Bonfim (2013) evidenciam." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12427_TB7082_09042025000328.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERT MATHEUS SOUZA VIRGINIO" "autor_nome_curto" => "ROBERT VIRGINIO" "autor_email" => "robertmsvirginio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134179 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7082 "inscrito_id" => 12427 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: AVANÇOS E COMPLEXIDADES DA ATUAÇÃO DOCENTE." "resumo" => "Pensar no ensino de matemática, a partir de uma perspectiva inclusiva é um desafio permanente. O fato da legislação brasileira garantir o acesso à educação para todas as pessoas não significa que sejam incluídas nos processos escolares, como afirma Mantoan (2003). As complexidades que atravessam a atuação docente contribuem para a exclusão de estudantes que, por suas singularidades, não correspondem ao que o sistema apresenta como o perfil ideal. Para conceber estratégias que possibilitem a construção de conhecimentos por todos os alunos, é preciso que o professor tenha condições de compreender as particularidades de cada estudante, a fim de propor percursos singulares no processo de aprendizagem. Nesse contexto, a matemática se afirma como um componente curricular que pode representar uma barreira para muitos estudantes, embora tenha um imenso potencial para intervenções pedagógicas que valorizem a diversidade nos aspectos cognitivos, sociais e afetivos. O objetivo da comunicação é o de apresentar práticas inclusivas para a aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, exemplificando-as por meio da exploração das quatro operações matemáticas, a fim de afirmar a concepção de uma matemática inclusiva e para todos os estudantes, tal como os pesquisadores D’Ambrosio (2002), Smole e Muniz (2013) e Bonfim (2013) evidenciam." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12427_TB7082_09042025000328.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERT MATHEUS SOUZA VIRGINIO" "autor_nome_curto" => "ROBERT VIRGINIO" "autor_email" => "robertmsvirginio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }