EMBRIOLOGIA EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE MÉTODOS CONTRACEPETIVOS DEFINITIVOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134156 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7049 "inscrito_id" => 13743 "titulo" => "EMBRIOLOGIA EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE MÉTODOS CONTRACEPETIVOS DEFINITIVOS" "resumo" => "Atualmente, a busca por recursos didáticos tem crescido constantemente, especialmente diante da dificuldade cada vez maior de prender a atenção dos alunos em sala de aula. Metodologias ativas vêm ganhando destaque como ferramentas eficazes para promover o aprendizado significativo. Durante a disciplina de Embriologia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi proposta uma Mostra Didática com o objetivo de produzir materiais sobre diferentes métodos contraceptivos. A partir dessa proposta, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um recurso lúdico para o ensino de métodos contraceptivos definitivos. Foi criado um jogo composto por uma roleta e três categorias de cartas: perguntas, bônus/penalidades e missões. As cartas de perguntas apresentam questões de múltipla escolha sobre o tema; as de bônus ou penalidade atribuem ou retiram pontos dos participantes; já as de missão propõem ações criativas relacionadas aos processos reprodutivos, a serem realizadas pelos jogadores (exemplo: mímicas sobre como é feita uma vasectomia). O participante gira a roleta e executa a ação de acordo com a categoria sorteada. Após cada rodada, é feita uma breve explanação sobre o processo abordado. A primeira aplicação ocorreu durante a Mostra Didática, com discentes do curso de Ciências Biológicas da UERN, com excelente aceitação. Durante o evento, o jogo se destacou por despertar curiosidade e promover a participação ativa do público, que se envolveu de forma espontânea e entusiasmada. O material foi idealizado para uso em turmas da educação básica como apoio às aulas de Biologia, possibilitando uma revisão divertida e adaptável a diferentes conteúdos. Diante dos resultados, observa-se que essa ferramenta possui grande potencial nas atividades de ensino, estimulando o engajamento dos estudantes por meio de uma abordagem interativa. Conclui-se que estratégias lúdicas como essa contribuem para a construção do conhecimento biológico e pedagógico, especialmente no ensino de Embriologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13743_TB7049_08042025235638.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA LUZIA MORAIS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "SAMARA LUZIA" "autor_email" => "samara20230032479@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134156 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7049 "inscrito_id" => 13743 "titulo" => "EMBRIOLOGIA EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE MÉTODOS CONTRACEPETIVOS DEFINITIVOS" "resumo" => "Atualmente, a busca por recursos didáticos tem crescido constantemente, especialmente diante da dificuldade cada vez maior de prender a atenção dos alunos em sala de aula. Metodologias ativas vêm ganhando destaque como ferramentas eficazes para promover o aprendizado significativo. Durante a disciplina de Embriologia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi proposta uma Mostra Didática com o objetivo de produzir materiais sobre diferentes métodos contraceptivos. A partir dessa proposta, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um recurso lúdico para o ensino de métodos contraceptivos definitivos. Foi criado um jogo composto por uma roleta e três categorias de cartas: perguntas, bônus/penalidades e missões. As cartas de perguntas apresentam questões de múltipla escolha sobre o tema; as de bônus ou penalidade atribuem ou retiram pontos dos participantes; já as de missão propõem ações criativas relacionadas aos processos reprodutivos, a serem realizadas pelos jogadores (exemplo: mímicas sobre como é feita uma vasectomia). O participante gira a roleta e executa a ação de acordo com a categoria sorteada. Após cada rodada, é feita uma breve explanação sobre o processo abordado. A primeira aplicação ocorreu durante a Mostra Didática, com discentes do curso de Ciências Biológicas da UERN, com excelente aceitação. Durante o evento, o jogo se destacou por despertar curiosidade e promover a participação ativa do público, que se envolveu de forma espontânea e entusiasmada. O material foi idealizado para uso em turmas da educação básica como apoio às aulas de Biologia, possibilitando uma revisão divertida e adaptável a diferentes conteúdos. Diante dos resultados, observa-se que essa ferramenta possui grande potencial nas atividades de ensino, estimulando o engajamento dos estudantes por meio de uma abordagem interativa. Conclui-se que estratégias lúdicas como essa contribuem para a construção do conhecimento biológico e pedagógico, especialmente no ensino de Embriologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13743_TB7049_08042025235638.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA LUZIA MORAIS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "SAMARA LUZIA" "autor_email" => "samara20230032479@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }