REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ESCRITA NO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DIGITAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134342 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7344 "inscrito_id" => 837 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ESCRITA NO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DIGITAIS" "resumo" => "Este estudo foi motivado pelo interesse em investigar o ensino da linguagem escrita no Ensino Médio por meio de tecnologias digitais e parte-se, assim, da hipótese de que as dificuldades dos alunos nesse eixo estão associadas à cultura mediática digital, que influencia diretamente suas práticas de escrita; A pesquisa apresenta os seguintes objetivos específicos: a) Realizar um levantamento bibliográfico dos últimos 10 anos sobre o ensino da linguagem escrita e o uso da tecnologia digital no contexto educacional; b) Explorar diferentes perspectivas teóricas e metodológicas sobre o ensino da linguagem escrita mediada por tecnologias digitais; c) Discutir como as ferramentas digitais podem contribuir para o aprimoramento da escrita formal em textos dissertativo-argumentativos; d) Elaborar uma sequência didática baseada nas competências III e IV da redação estilo ENEM. A pesquisa, de abordagem qualitativa, adota caráter exploratório e analítico, com base em revisão bibliográfica dos últimos dez anos. O estudo será sustentado por referenciais teóricos que abordam a linguagem, a argumentação e o uso da tecnologia na educação, como Vygotsky (2001), Bakhtin (1997), Marcuschi (2004), Koch (2004), Antunes (2005), Lévy (2010), McLuhan (1964), Toulmin (2001), Kenski (2007), Triviños (1987), entre outros. Embora a pesquisa não esteja finalizada, os resultados parciais indicam que o uso de tecnologias digitais, tende a favorecer o ensino da escrita no Ensino Médio, ao aproximar as práticas pedagógicas do contexto digital vivido pelos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID837_TB7344_28042025095310.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINES MARQUES RISSO" "autor_nome_curto" => "MARINES" "autor_email" => "marines.risso@aluno.ufr.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134342 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7344 "inscrito_id" => 837 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ESCRITA NO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DIGITAIS" "resumo" => "Este estudo foi motivado pelo interesse em investigar o ensino da linguagem escrita no Ensino Médio por meio de tecnologias digitais e parte-se, assim, da hipótese de que as dificuldades dos alunos nesse eixo estão associadas à cultura mediática digital, que influencia diretamente suas práticas de escrita; A pesquisa apresenta os seguintes objetivos específicos: a) Realizar um levantamento bibliográfico dos últimos 10 anos sobre o ensino da linguagem escrita e o uso da tecnologia digital no contexto educacional; b) Explorar diferentes perspectivas teóricas e metodológicas sobre o ensino da linguagem escrita mediada por tecnologias digitais; c) Discutir como as ferramentas digitais podem contribuir para o aprimoramento da escrita formal em textos dissertativo-argumentativos; d) Elaborar uma sequência didática baseada nas competências III e IV da redação estilo ENEM. A pesquisa, de abordagem qualitativa, adota caráter exploratório e analítico, com base em revisão bibliográfica dos últimos dez anos. O estudo será sustentado por referenciais teóricos que abordam a linguagem, a argumentação e o uso da tecnologia na educação, como Vygotsky (2001), Bakhtin (1997), Marcuschi (2004), Koch (2004), Antunes (2005), Lévy (2010), McLuhan (1964), Toulmin (2001), Kenski (2007), Triviños (1987), entre outros. Embora a pesquisa não esteja finalizada, os resultados parciais indicam que o uso de tecnologias digitais, tende a favorecer o ensino da escrita no Ensino Médio, ao aproximar as práticas pedagógicas do contexto digital vivido pelos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID837_TB7344_28042025095310.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINES MARQUES RISSO" "autor_nome_curto" => "MARINES" "autor_email" => "marines.risso@aluno.ufr.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }