Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA POPULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA NAS REALIDADES ALAGOANAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134117
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6985
    "inscrito_id" => 10014
    "titulo" => "CULTURA POPULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA NAS REALIDADES ALAGOANAS"
    "resumo" => "O desenvolvimento do repertório cultural dos estudantes é parte fundamental da formação integral, contribuindo para o exercício da cidadania, o pensamento crítico e o reconhecimento da identidade. A escola, enquanto espaço de formação e diálogo, tem o compromisso de integrar os saberes científicos aos contextos socioculturais dos alunos, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e transformadora. A cultura, expressão dinâmica da identidade de um povo, revela modos de vida, saberes tradicionais, crenças e práticas que moldam a visão de mundo. No estado de Alagoas, manifestações culturais como o folguedo, a culinária típica, o artesanato e a oralidade popular oferecem um rico repertório que pode e deve ser mobilizado no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, o ensino de Química muitas vezes permanece afastado dessas referências, sendo trabalhado de forma abstrata e descontextualizada, o que pode dificultar a compreensão e o interesse dos estudantes. Diante disso, este trabalho propõe uma sequência didática que relaciona conteúdos de Química à cultura popular alagoana, valorizando elementos regionais como ponto de partida para a construção do conhecimento científico. Composta por seis etapas, a proposta visa promover a interdisciplinaridade, o letramento científico e o fortalecimento da identidade local, tornando o aprendizado mais próximo da realidade dos estudantes. A proposta será avaliada por pares — professores da educação básica da área de Ciências da Natureza — e por especialistas em Educação e Ensino de Química, a fim de verificar sua coerência pedagógica, relevância cultural e aderência às competências da BNCC. Essa dupla avaliação é fundamental para garantir tanto a viabilidade prática da proposta em sala de aula quanto sua consistência teórica no campo acadêmico. Pretende-se, assim, contribuir para um ensino de Química mais interativo, contextualizado e enraizado nas vivências dos alunos, promovendo uma ponte entre ciência, cultura e território."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10014_TB6985_08042025234537.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alesantos4626@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134117
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6985
    "inscrito_id" => 10014
    "titulo" => "CULTURA POPULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA NAS REALIDADES ALAGOANAS"
    "resumo" => "O desenvolvimento do repertório cultural dos estudantes é parte fundamental da formação integral, contribuindo para o exercício da cidadania, o pensamento crítico e o reconhecimento da identidade. A escola, enquanto espaço de formação e diálogo, tem o compromisso de integrar os saberes científicos aos contextos socioculturais dos alunos, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e transformadora. A cultura, expressão dinâmica da identidade de um povo, revela modos de vida, saberes tradicionais, crenças e práticas que moldam a visão de mundo. No estado de Alagoas, manifestações culturais como o folguedo, a culinária típica, o artesanato e a oralidade popular oferecem um rico repertório que pode e deve ser mobilizado no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, o ensino de Química muitas vezes permanece afastado dessas referências, sendo trabalhado de forma abstrata e descontextualizada, o que pode dificultar a compreensão e o interesse dos estudantes. Diante disso, este trabalho propõe uma sequência didática que relaciona conteúdos de Química à cultura popular alagoana, valorizando elementos regionais como ponto de partida para a construção do conhecimento científico. Composta por seis etapas, a proposta visa promover a interdisciplinaridade, o letramento científico e o fortalecimento da identidade local, tornando o aprendizado mais próximo da realidade dos estudantes. A proposta será avaliada por pares — professores da educação básica da área de Ciências da Natureza — e por especialistas em Educação e Ensino de Química, a fim de verificar sua coerência pedagógica, relevância cultural e aderência às competências da BNCC. Essa dupla avaliação é fundamental para garantir tanto a viabilidade prática da proposta em sala de aula quanto sua consistência teórica no campo acadêmico. Pretende-se, assim, contribuir para um ensino de Química mais interativo, contextualizado e enraizado nas vivências dos alunos, promovendo uma ponte entre ciência, cultura e território."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10014_TB6985_08042025234537.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alesantos4626@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O desenvolvimento do repertório cultural dos estudantes é parte fundamental da formação integral, contribuindo para o exercício da cidadania, o pensamento crítico e o reconhecimento da identidade. A escola, enquanto espaço de formação e diálogo, tem o compromisso de integrar os saberes científicos aos contextos socioculturais dos alunos, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e transformadora. A cultura, expressão dinâmica da identidade de um povo, revela modos de vida, saberes tradicionais, crenças e práticas que moldam a visão de mundo. No estado de Alagoas, manifestações culturais como o folguedo, a culinária típica, o artesanato e a oralidade popular oferecem um rico repertório que pode e deve ser mobilizado no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, o ensino de Química muitas vezes permanece afastado dessas referências, sendo trabalhado de forma abstrata e descontextualizada, o que pode dificultar a compreensão e o interesse dos estudantes. Diante disso, este trabalho propõe uma sequência didática que relaciona conteúdos de Química à cultura popular alagoana, valorizando elementos regionais como ponto de partida para a construção do conhecimento científico. Composta por seis etapas, a proposta visa promover a interdisciplinaridade, o letramento científico e o fortalecimento da identidade local, tornando o aprendizado mais próximo da realidade dos estudantes. A proposta será avaliada por pares — professores da educação básica da área de Ciências da Natureza — e por especialistas em Educação e Ensino de Química, a fim de verificar sua coerência pedagógica, relevância cultural e aderência às competências da BNCC. Essa dupla avaliação é fundamental para garantir tanto a viabilidade prática da proposta em sala de aula quanto sua consistência teórica no campo acadêmico. Pretende-se, assim, contribuir para um ensino de Química mais interativo, contextualizado e enraizado nas vivências dos alunos, promovendo uma ponte entre ciência, cultura e território.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.