OFICINA DE LEITURA NA ESCOLA OSSIAN ALENCAR ARARIPE, EM CARMELOPÓLIS, CAMPOS SALES, CEARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID URCA-CAMPUS BÁRBARA DE ALENCAR.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134114 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6981 "inscrito_id" => 6824 "titulo" => "OFICINA DE LEITURA NA ESCOLA OSSIAN ALENCAR ARARIPE, EM CARMELOPÓLIS, CAMPOS SALES, CEARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID URCA-CAMPUS BÁRBARA DE ALENCAR." "resumo" => "Introdução: A presente pesquisa apresenta as experiências vividas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Regional do Cariri (URCA) em atividades na escola Ossian Alencar Araripe, zona rural de Campos Sales-CE. Objetivo: Apresentar as experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID – Interdisciplinar Educação no Campo da URCA - Campus Bárbara de Alencar na escola Ossian Alencar Araripe com alunos do ensino fundamental com a prática Oficina de Leitura, bem como, os benefícios trazidos aos discente no que tange à leitura, o desenvolvimento da opinião e instigar a oralidade dos discentes ao compartilhar suas leituras com os demais colegas. Metodologia: O estudo possui abordagem qualitativa, de nível descritivo, sendo classificado como relato de experiência. Resultados e discussões: A princípio foi feito um primeiro contato com os alunos do 6° ano a fim de conhecer seus hábitos e preferências em relação à leitura. Posteriormente, foram separados livros apropriados à idade dos alunos, onde puderam posteriormente formar duplas e escolher um livro para ler durante a semana. Ao fim, houve um momento de descontração, com lanches e refrescos para que eles se sentissem à vontade para expor o conteúdo do livro que leram, alunos com dificuldades de leitura também receberam auxílio. Considerações finais: Com a Oficina de Leitura foi possível perceber que os alunos ficaram muito felizes com a atividade proposta, houve o compartilhamento de experiências das leituras realizadas, bem como o fortalecimento das relações entre os alunos. Assim, foi possível instigar a leitura e sua importância para a formação intelectual dos discentes. Cabe ressaltar que, a leitura tanto contribui com a formação intelectual como também se faz objeto de liberdade e experiências dentro do contexto escolar, uma vez que o aluno se identifica com determinado gênero literário e/ou autores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6824_TB6981_08042025234505.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DIEGO DE SOUSA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ DIEGO" "autor_email" => "diegocarva65@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134114 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6981 "inscrito_id" => 6824 "titulo" => "OFICINA DE LEITURA NA ESCOLA OSSIAN ALENCAR ARARIPE, EM CARMELOPÓLIS, CAMPOS SALES, CEARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID URCA-CAMPUS BÁRBARA DE ALENCAR." "resumo" => "Introdução: A presente pesquisa apresenta as experiências vividas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Regional do Cariri (URCA) em atividades na escola Ossian Alencar Araripe, zona rural de Campos Sales-CE. Objetivo: Apresentar as experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID – Interdisciplinar Educação no Campo da URCA - Campus Bárbara de Alencar na escola Ossian Alencar Araripe com alunos do ensino fundamental com a prática Oficina de Leitura, bem como, os benefícios trazidos aos discente no que tange à leitura, o desenvolvimento da opinião e instigar a oralidade dos discentes ao compartilhar suas leituras com os demais colegas. Metodologia: O estudo possui abordagem qualitativa, de nível descritivo, sendo classificado como relato de experiência. Resultados e discussões: A princípio foi feito um primeiro contato com os alunos do 6° ano a fim de conhecer seus hábitos e preferências em relação à leitura. Posteriormente, foram separados livros apropriados à idade dos alunos, onde puderam posteriormente formar duplas e escolher um livro para ler durante a semana. Ao fim, houve um momento de descontração, com lanches e refrescos para que eles se sentissem à vontade para expor o conteúdo do livro que leram, alunos com dificuldades de leitura também receberam auxílio. Considerações finais: Com a Oficina de Leitura foi possível perceber que os alunos ficaram muito felizes com a atividade proposta, houve o compartilhamento de experiências das leituras realizadas, bem como o fortalecimento das relações entre os alunos. Assim, foi possível instigar a leitura e sua importância para a formação intelectual dos discentes. Cabe ressaltar que, a leitura tanto contribui com a formação intelectual como também se faz objeto de liberdade e experiências dentro do contexto escolar, uma vez que o aluno se identifica com determinado gênero literário e/ou autores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6824_TB6981_08042025234505.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DIEGO DE SOUSA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ DIEGO" "autor_email" => "diegocarva65@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }