PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DOS ESTUDANTES ACOMPANHADOS PELO NAPNE- IFPI-CAMPUS SÃO JOÃO DO PIAUÍ: FORMAÇÃO SIGNIFICATIVA E INCLUSIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134098 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6962 "inscrito_id" => 12318 "titulo" => "PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DOS ESTUDANTES ACOMPANHADOS PELO NAPNE- IFPI-CAMPUS SÃO JOÃO DO PIAUÍ: FORMAÇÃO SIGNIFICATIVA E INCLUSIVA" "resumo" => "A formação acadêmica significativa e inclusiva relaciona-se à produção acadêmico-científica alinhando aspectos didático-pedagógicos às necessidades específicas dos estudantes. Esta abordagem aponta, portanto para a necessidade de pensar o saber-fazer docente em uma perspectiva de educação para todos. Diante disso, dentro dos aspectos formativos acadêmicos, as ações devem estar direcionadas à intencionalidade pedagógica de modo consciente e planejadas para atender os interesses dos estudantes. Nesse viés, o objetivo deste trabalho é analisar as produções das Histórias em Quadrinhos (HQs) à luz das especificidades dos estudantes acompanhados pelo Núcleo de Atendimento às Necessidades Específicas (NAPNE), destacando os desafios e impactos para uma formação acadêmica significativa e inclusiva dos licenciandos do Curso de Ciências Biológicas do IFPI-Campus São João do Piauí. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva com procedimento documental a partir de três HQs produzidos pelos licenciandos em Ciências Biológicas da referida instituição de ensino. Considerando a temática, utilizaram-se como base teórica, os seguintes autores: Campos et. al. (2022); Paiva e Bento (2020); Nozi (2019); Freire (2016), entre outros. Os resultados deste estudo apontaram que há desafios a serem superados quanto à estruturação desse material didático inclusivo, sobretudo quanto ao acesso a plataformas gratuitas, reelaboração dos HQs em fonte maior do que o apresentado, entre outros. Embora se tenha identificado esses desafios, a produção de HQs com a representação de personagens com deficiências e/ou transtornos contribuíram para reflexão e avaliação dos processos inclusivos dentro e fora dos espaços escolares, bem como colaborou para autopercepção dos formandos de Ciências Biológicas quanto às adequações e flexibilizações curriculares para atender as demandas educacionais específicas. Assim inferiu-se que a produção de HQs caracterizou-se como um recurso pedagógico potente de ensino que oportunizou a apropriação de saberes para no âmbito da formação acadêmica inicial, considerando a construção de sentido desses materiais educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12318_TB6962_08042025233956.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSUÍLA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSUÍLA" "autor_email" => "rosuila.santos@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134098 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6962 "inscrito_id" => 12318 "titulo" => "PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DOS ESTUDANTES ACOMPANHADOS PELO NAPNE- IFPI-CAMPUS SÃO JOÃO DO PIAUÍ: FORMAÇÃO SIGNIFICATIVA E INCLUSIVA" "resumo" => "A formação acadêmica significativa e inclusiva relaciona-se à produção acadêmico-científica alinhando aspectos didático-pedagógicos às necessidades específicas dos estudantes. Esta abordagem aponta, portanto para a necessidade de pensar o saber-fazer docente em uma perspectiva de educação para todos. Diante disso, dentro dos aspectos formativos acadêmicos, as ações devem estar direcionadas à intencionalidade pedagógica de modo consciente e planejadas para atender os interesses dos estudantes. Nesse viés, o objetivo deste trabalho é analisar as produções das Histórias em Quadrinhos (HQs) à luz das especificidades dos estudantes acompanhados pelo Núcleo de Atendimento às Necessidades Específicas (NAPNE), destacando os desafios e impactos para uma formação acadêmica significativa e inclusiva dos licenciandos do Curso de Ciências Biológicas do IFPI-Campus São João do Piauí. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva com procedimento documental a partir de três HQs produzidos pelos licenciandos em Ciências Biológicas da referida instituição de ensino. Considerando a temática, utilizaram-se como base teórica, os seguintes autores: Campos et. al. (2022); Paiva e Bento (2020); Nozi (2019); Freire (2016), entre outros. Os resultados deste estudo apontaram que há desafios a serem superados quanto à estruturação desse material didático inclusivo, sobretudo quanto ao acesso a plataformas gratuitas, reelaboração dos HQs em fonte maior do que o apresentado, entre outros. Embora se tenha identificado esses desafios, a produção de HQs com a representação de personagens com deficiências e/ou transtornos contribuíram para reflexão e avaliação dos processos inclusivos dentro e fora dos espaços escolares, bem como colaborou para autopercepção dos formandos de Ciências Biológicas quanto às adequações e flexibilizações curriculares para atender as demandas educacionais específicas. Assim inferiu-se que a produção de HQs caracterizou-se como um recurso pedagógico potente de ensino que oportunizou a apropriação de saberes para no âmbito da formação acadêmica inicial, considerando a construção de sentido desses materiais educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12318_TB6962_08042025233956.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSUÍLA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSUÍLA" "autor_email" => "rosuila.santos@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }