Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LA DUPLA, MULTILETRAMENTOS E A CULTURA MAKER: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALUNOS SURDOS EM UM LAB MAKER.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste projeto, proponho analisar e discutir as possíveis contribuições e/ou desafios do ensino e aprendizagem de língua espanhola na cultura maker, num contexto inclusivo de uma turma mista (surdos e ouvintes), de uma escola de nível médio, a Estadual, Estadual Liceu Cuiabano situada em Cuiabá-MT. Ela se torna, assim, uma ferramenta com um grande potencial no ensino e na aprendizagem, uma vez que permite aos estudantes construírem seu próprio conhecimento de forma ativa e colaborativa. Inspirada na filosofia construcionista de Seymour Papert, surge a Cultura Maker, que propõe uma abordagem educacional centrada no desenvolvimento de competências, como o pensamento criativo, a resolução de problemas, a comunicação, a cooperação e a colaboração. Como aporte teórico, escolho a perspectiva dos Letramentos, Kleiman (2010), Multiletramentos, GRUPO NOVA LONDRES, 2015; ROJO,2009,2012, 2013), Cultura Make, Papert(1980); e a Teoría Socioconstrutivista, Vygotsky (1998)entre outros. Concebo esta pesquisa dentro de um paradigma qualitativo, Triviños (1987), uma vez que busco fazer descrições e interpretações de uma realidade social específica. Parto da hipótese de que um trabalho envolvendo o professor regente de espanhol, as intérpretes de Libras, professores multifuncionais, professores do laboratório maker e a pesquisadora, pode contribuir para a ampliação de propostas teórico-metodológicas, que favoreça alunos surdos em contextos de interação e relação das propostas didáticas que dialogue com as teorias apresentadas com alunos com surdez.

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