Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E O (RE)CONHECIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A construção identitária da docência é um processo complexo e intenso, permeado por experiências formais e cotidianas que contribuem para formar nos indivíduos o reconhecimento de si enquanto educador/a. O ambiente acadêmico é identificado como o lócus, por excelência, da formação inicial e continuada da docência. Contudo, ainda que de forma contraditória, durante a formação na graduação em licenciatura, somos surpreendidos com partilhas de inúmeros discentes que demonstram não se autoidentificarem enquanto futuros docentes, o que desdobra em evasão e/ou baixa adesão às propostas formativas dos cursos. Essa perspectiva, muitas vezes, é redimensionada após uma experiência transformadora na vida dos licenciandos: o estágio supervisionado. Através da prática de ensino desenvolvida durante essa etapa acadêmica obrigatória no currículo, os dicentes adquirem experiências que os aproximam da profissão docente, prevendo caminhos por onde trilhar após a conclusão do curso. Nesse sentido, esse trabalho busca refletir sobre as nuances que o Estágio Supervisionado apresenta para discentes licenciandos em Ciências Sociais de uma Instituição de Ensino Superior do cariri paraibano, enquanto reflexão sobre a prática docente, bem como para o reconhecimento de si enquanto futuros profissionais. Como metodologia de pesquisa exploratória, contatamos discentes que concluíram a disciplina de Estágio Supervisionado no ano de 2024, aplicamos questionários fechados, além dos estudos de bibliografia temática. Os resultados indicam que através da experiência do Estágio Supervisionado, os discentes puderam desenvolver diversas atividades didático-pedagógicas que contribuem com a formação dos estudantes das licenciaturas, estimulando-os a ampliar os horizontes da docência que, muitas vezes, é reconhecida apenas de forma restrita ao planejamento e prática de ensino. Assim, houve a possibilidade de redimensionar a formação inicial docente, percebendo a si mesmos enquanto sujeitos em um complexo processo formativo que os capacita para a docência, pesquisa e extensão de forma crítica e reflexiva sobre o ensino-aprendizagem.

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